São 42,2 mil doses da Pfizer Baby que serão encaminhadas às coordenadorias regionais de saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou nesta sexta-feira a distribuição de 42,2 mil doses de vacinas contra a covid-19 para crianças. A Pfizer Baby é destinada a crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos. O lote, que totaliza 46 mil doses, foi entregue pelo Ministério da Saúde nesta última quinta-feira ao Rio Grande do Sul.
As vacinas estão sendo encaminhadas a partir da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). De lá, os municípios poderão retirar suas respectivas quantidades, conforme os pedidos realizados. Outras 3,8 mil doses permanecerão no estoque da SES para atender futuras demandas das secretarias municipais de saúde.
A vacinação infantil contra a covid-19 está incorporada ao calendário básico de imunização desde janeiro de 2024. O esquema vacinal com a Pfizer Baby inclui três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda. Crianças que já completaram o esquema vacinal (seja com a Pfizer ou outra vacina disponível) não necessitam de doses adicionais.
Distribuição para outros públicos
Na última semana, a SES distribuiu cerca de 60 mil doses da vacina contra a covid-19 produzida pela Serum Institute, destinada a pessoas acima de 12 anos. Essa foi a primeira vez que o imunizante chegou ao Estado. Além das doses enviadas aos municípios, 30 mil foram mantidas no estoque da Ceadi para futuros repasses.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), essa vacina está disponível para grupos prioritários, como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas, trabalhadores da saúde, entre outros.