Um estudo apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mostrou que, mesmo vacinados ainda podem transmitir o vírus e desenvolver a covid-19, mas que a vacinação previne casos graves. Esse resultado é baseado no sequenciamento genético das cepas que contaminaram moradores e funcionários de duas casas de repouso de Campinas, no interior paulista.
José Luiz Proença Módena, coordenador do estudo e professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), confirma que a variante alfa pode infectar e transmitir a doença, mesmo imunizado de forma completa.
“Os resultados mostram que pessoas que foram vacinadas podem se infectar com a variante alfa e, independentemente de ter a doença ou não, transmitir o vírus a quem ainda não foi vacinado. Isso é preocupante porque pode gerar um gargalo de seleção para linhagens que podem voltar a causar a doença mesmo em pessoas vacinadas. E mostra a importância de manter medidas de distanciamento social e o uso de máscara”, conta o professor.
Com informações do R7