Notícia

Metrópoles

Vacinação em Serrana protegeu até quem não se vacinou, diz pesquisa (172 notícias)

Publicado em 31 de maio de 2021

Yahoo! Yahoo! Yahoo! El País (Uruguai) online Yahoo! Zero Hora online Portal Exame UOL Diário do Poder G1 Portal R7 Zero Hora online CBN Notícias G1 IstoÉ online Investe São Paulo UOL Portal do Governo do Estado de São Paulo G1 EPTV TV Globo Valor Econômico online Folha.com O Estado de S. Paulo Estadão.com O Globo online O Globo online Agência Brasil Correio Braziliense online Época Negócios online Jornal O Anhanguera online A Crítica (MS) online Leitura do Povo Pfarma Revista Revide Manancial News Notícias BH Público A Tabocas Notícias Você e Região Só Notícia Boa Diário GM Fleekus Campos 24 horas Novo Dia Notícias online Clube de Imprensa Jornal Tempo News online Jornal de Piracicaba online RIC Mais Correio da Manhã Jornal (Portugal) Informe Cidade TV Hortolândia Itupeva Agora Mix Vale Notícias ao Minuto (Brasil) Folha Noroeste online Portal Banda B DL News Portal Thathi Folha da Região (Araçatuba, SP) online Real Radio Tv Brasil Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Barulho Curitiba A Tribuna (Santos, SP) online Rádio Itatiaia 610 AM | 95,7 FM Archyde Meon Jornal do Oeste (Toledo, PR) online TN Online Tribuna de Petrópolis online Tribuna do Sertão Global Times (China) Jornale A Crítica (MS) online Brasil 247 A Cidade On (São Carlos, SP) A Crítica (MS) online ClickPB El Observador (Uruguai) TN Online Folha Vitória online RIC Mais Mix Vale DL News SP Agora Portal Mídia Jornal Z Norte online Gazeta de Votorantim online Bahia.ba Omny.fm Último Instante Último Instante Tribuna de Ituverava online Os Cabeças da Notícia Money Times Prime Time Zone (EUA) Radar Amazônico Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online O Brasileiro O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Olhar Digital Pais & Filhos online Forbes Brasil online SAPO Brasil Portal do Holanda Repórter Diário São Carlos Agora Sim Notícias Repórter Diário The Peninsula Qatar (Catar) Portal R3 Planeta online TNH1 Blog Vi o Mundo Super Rádio Tupi FM 96,5 Diário da Saúde Jornal da 3ª idade online Cidade Verde Campinas.com.br CGN Blog da Cidadania Instituto Butantan A Comarca Canaltech Diário da Manhã (RS, Passo Fundo) online Índices Bovespa Democrata digital Eu, Rio! Portal GMC Online Gazeta Brasil Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Blog A Crítica Reuters Brasil Portal da Enfermagem NewsLab online Quimiweb Revista Revide online O Informante Pensar Piauí Portal Comunica AM! Portal Roma News
Por Débora Sögur-Hous

São Paulo – Os primeiros resultados do Projeto S, investigação científica da efetividade da Coronavac na “vida real”, promovida pelo Instituto Butantan, com a vacinação em massa da população adulta da cidade de Serrana (SP), foram divulgados nesta segunda-feira (31/5).

Para os pesquisadores e para o governo de São Paulo, o surto de Covid-19 está controlado em Serrana (SP), cidade de pouco mais de 45 mil habitantes na região de Ribeirão Preto, assim como a vacinação em massa causou efeito protetor até em pessoas que não puderam se vacinar, caso de menores de idade, para os quais a vacinação ainda não foi aprovada.

“Houve redução da disseminação da doença, com redução de transmissão em pessoas que não tomaram a vacina”, declarou Ricardo Palacios, diretor de pesquisa clínica do Instituto Butantan. “Vacinar-se não é uma proteção apenas para você, também é para o outro. O efeito da vacina é tão forte que protege inclusive pessoas mais novas (menores não puderam se vacinar) e mais velhas”, afirmou.

“O que acontece com Serrana é o que deveria estar acontecendo no Brasil, não fosse o atraso da vacinação por parte do governo federal”, declarou o governado João Doria.

De acordo com os pesquisadores, após a vacinação em massa da cidade (68,5% de uma população de 45.644 habitantes), houve uma queda acentuada em números de casos, internações e mortes por Covid-19 na cidade.

Foram registrados os seguintes índices:

Queda de 95% no número de mortes

Redução em casos de Covid-19 com sintomas em 80%

Diminuição no número de internações em 86%

O Metrópoles acompanhou o fim da vacinação em Serrana em meados de de abril, quando a cidade zerou a fila de busca por UTI quando o resto do país ainda vivia congestionamento hospitalar durante a segunda onda de Covid-19 em março.

No início de maio, o Metrópoles já havia antecipado uma queda de ao menos 85,7% no número de óbitos na cidade, se baseando na comparação entre o número de mortes verificados nos dez primeiros dias de março, com a disseminação da variante brasileira de Covid-19, e o números de óbitos registrados após a imunização plena da população de Serrana.

“Após a vacinação, não vimos a disseminação de novas variantes e podemos confirmar que a Coronavac é segura e efetiva contra variantes”, declarou o médico pesquisador Ricardo Palacios, do Instituto Butantan.

Para Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana, um dos coordenadores do Projeto S, explica que a efetividade da vacina se comprova pelo desenho do estudo, que vacinou a população em grupos com uma semana de diferença. Outro aspecto importante para o controle da doença na cidade para o médico foi a adesão da população.

“As pessoas confiaram na vacina, confiaram no Butantan, confiaram nas instituições do hospital e da universidade”, afirmou Borges.