Notícia

G1

Vacina russa, chinesa e de Oxford: como está a corrida pela imunização contra a Covid-19

Publicado em 16 agosto 2020

Link para vídeo do Fantástico, da TV Globo, sobre a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina para COVID-19. A Rússia anunciou que já tem um modelo pronto, apesar de os testes ainda estarem no começo. A reportagem entrevista, entre outros, o imunologista Gustavo Cabral, responsável pela vacina brasileira em desenvolvimento no Instituto de Investigação em Imunologia, sediado no Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) financiados pela FAPESP. O imunizante tem apoio da Fundação por meio de Auxílio à Pesquisa - Regular

O repórter Álvaro Pereira Júnior conversou com especialistas para entender se essa urgência toda não pode acabar prejudicando o trabalho dos cientistas, e como conciliar a necessidade de combater a pandemia com a segurança da população.

O mundo inteiro acompanha a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina para Covid-19. A Rússia anunciou que já tem um modelo pronto, apesar de os testes ainda estarem no começo.

O repórter Álvaro Pereira Júnior conversou com especialistas para entender se essa urgência toda não pode acabar prejudicando o trabalho dos cientistas. Como conciliar a necessidade de combater a pandemia com a segurança da população? Veja na reportagem.

Para vacina ser aprovada, tudo começa com pesquisas em laboratório e em animais. Depois, vem a fase 1, com um grupo pequeno de seres humanos. Em seguida, a fase dois, com mais gente. E, por fim, a fase 3, em que a vacina é dada para milhares de pessoas.

Existem quase 170 vacinas contra Covid-19 em estudos. Seis já estão na fase 3. E, dessas, três estão sendo testadas no Brasil. Nos laboratórios do mundo, tudo acontece em uma velocidade inédita.

https://globoplay.globo.com/v/8781255/

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Globo