O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (25), um acordo para produção em larga escala da primeira vacina em dose única e inteiramente nacional contra a dengue. A fabricação será do Instituto Butantan com a empresa WuXi Biologics. O objetivo é produzir 60 milhões de doses anuais dentro do Programa Nacional de Imunizações para 2026 e 2027.
"Será uma vacina em dose única e válida para os quatro sorotipos. Esperamos em dois anos poder vacinar toda a população elegível", afirma a então ministra da Saúde Nísia Trindade.
O imunizante, que está sendo produzido no Brasil, é estudado desde 2009 e está na etapa final de desenvolvimento. O que ainda falta ser concluído é a fase de registro, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a aprovação, a vacina poderá ser disponibilizada para a população.
Atualmente, as duas opções disponíveis no SUS são importadas e disponibilizadas apenas para jovens entre 10 e 14 anos. A nova alternativa visa alcançar pessoas de 2 a 59 anos.
O acordo assinado no Palácio do Planalto também prevê a produção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório e Influenza H5N8.