Notícia

Folha de Pernambuco online

Vacina em spray nasal brasileira tem 100% de eficácia contra Covid em camundongos (151 notícias)

Publicado em 25 de janeiro de 2024

Roraima na Rede Gazeta de S. Paulo online Horto Mídia Click Itapema Portal Euclidense Garça em Foco Gazeta Bahia Jovem Pan News Santos IBI - Inteligência Brasil Imprensa Portal Globo Cidade Gazeta dos Municipios online J1 Notícias Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Portal Chapada Grande Oeste 360 Cabreúva Online Penha News São Gonçalo Agora Portal Ribeira TV Cariri Vamos adiante Portal Altônia Cidade na Rede Transmitindo Viva Pariquera TV Caparaó TV Interbam ABC do ABC Gazeta da Semana Revista Revide online Ata News O Correspondente Corumbaíba Noticias FocoNews O Democrata online Zatum HortoNews LN21 Notícias em Rede Panorâmica News Acontece no RS Destaque Jornal Portal WR News Rio Verde News TVC Brasil Blog do HP Jaguariaíva em Foco Osvaldo Batista Alto Tietê Agora Da Hora Bataguassu Grupo Bom dia Iporã 24 horas Bom Dia Barretos Bom dia Sorocaba DM Sudoeste online Jornal Giro da Região Tribuna do Sertão Diário do Brasil Região Noroeste Guia Limeira Rádio Life FM 107,9 Guia Viver Bem Saúde Today RWN 360 Portal Seridó 360 Gazeta Brasil Diário do Rio Claro Mais Top News Tribuna Liberal online Itamaraju Notícias Market Insider Jornal Tribuna Liberal - Sumaré Terra Brasil Notícias Portal do Marcos Santos ClickPB Portal Nine Vale do Piancó Noticias Governo do Estado da Bahia Agora RN online São Bento em Foco Jornal Floripa Portal Vale do Piancó D'Ponta Web News Folha de Valinhos online Bacana News Brumado Verdade Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Farol da Bahia Folha de Dourados online Porto Ferreira Online Foleto Portal Corrente em Ponto Portal Plural Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Blog 30zero7 Mundo Music The Titi Tudorancea Bulletin Portal do Generoso Cerqueiras NotÍcias Brand News Folha de Itapetininga Canal com Q GLP4 Mato Grosso do Sul Notícias O Popular (Nova Serrana, MG) online Direto ao Ponto Casa da Maria Mandú Conexão de Notícias Sidney Silva A Gazeta de Rondônia Digital Giro 1 online ABCVAC - Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas Bom Dia Baixada THAP Notícias MS em Foco AW TV News J6 LIVE Andaiá FM Mustach Portal Brasil News

Uma nova vacina contra a Covid-19, administrada por via nasal em forma de spray e desenvolvida por pesquisadores brasileiros, apresentou 100% de eficácia contra a doença em testes iniciais com camundongos. O estudo em que detalham os experimentos foi publicado na revista científica Vaccines.

A dose foi desenvolvida no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto conta ainda com a ajuda de pesquisadores de outras instituições da USP e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo os responsáveis pelo imunizante, a vacina figura entre poucas vacinas nasais contra a Covid-19 no mundo que chegaram na etapa de testes com animais. A expectativa é alta: por induzir a resposta imune diretamente na mucosa do nariz, local por onde o vírus entra no organismo, é esperado que ela apresente um melhor desempenho em barrar a contaminação.

“Como o SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) é um vírus respiratório, foi natural propor uma vacina que pudesse neutralizá-lo já na área mais propensa às suas tentativas de entrada no corpo humano, ou seja, nas vias aéreas superiores”, conta Momtchilo Russo, professor do Departamento de Imunologia do ICB e um dos coordenadores do estudo, em comunicado.

Para induzir a resposta imunológica, a vacina utiliza a proteína Spike do novo coronavírus, que fica na superfície do patógeno e é a que ele usa para se conectar e contaminar a célula humana. Além disso, a dose conta com um adjuvante, substância que amplia a produção das defesas. Juntos, a proteína e o adjuvante são envoltos numa partícula de lipídio chamada de lipossoma.

Até então, a formulação é semelhante a de outras vacinas que existem para a doença. O grande diferencial é a forma de administração – a via nasal. Os pesquisadores explicam que, nas mucosas, há uma grande produção de anticorpos, por isso o estímulo diretamente ali deve proporcionar melhores defesas.

Foi o que aconteceu com os animais geneticamente modificados para serem infectados pelo SARS-CoV-2 nos testes. Geralmente, quando não imunizados, os camundongos desenvolvem pneumonia, perdem peso e morrem devido à infecção em até sete dias.

Porém, no experimento, 100% dos animais que receberam a vacina nasal ficaram protegidos e sobreviveram. Além disso, quando comparados a uma parcela das cobaias que receberam o imunizante injetável de Oxford/AstraZeneca, a dose pelo nariz mostrou uma maior eficiência em eliminar o vírus do pulmão e induzir a produção de anticorpos. Os camundongos foram expostos a versões das variantes Gama, Delta e Ômicron.

Agora, a expectativa é que a dose avance nos testes. Se chegar às etapas clínicas, em humanos, e ter a sua eficácia e segurança comprovadas, Russo explica que a nova vacina “pode funcionar muito bem como reforço heterólogo, combinando-a com outros tipos de vacinas já aplicadas anteriormente”. Além disso, será um imunizante 100% nacional.

Por Agência O Globo