Dos 767 americanos que testaram o produto GP-120, 31 se infectaram com o HIV
BALTIMORE, EUA - Entre os 767 americanos que testaram uma possível vacina contra a Aids, 31 voluntários foram contaminados com o HIV. John Moore, do Laboratório de Pesquisa de Aids Aaron Diamond, em Nova Iorque, revelou o número na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).
"As vacinas falharam", afirmou. Ele explicou que todos os voluntários tinham feito um exame antes de serem vacinados e os resultados tinham sido negativos. Entre os pacientes, 25 foram imunizados três ou mais vezes.
As vacinas, fabricadas pelas companhias de biotecnologia Chiron e Genetech, na Califórnia, não foram capazes de proteger as pessoas quando, mais tarde, foram expostas ao HIV ao longo de suas vidas.
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), que está coordenando as pesquisas, não divulgou como os pacientes se infectaram. Mas a possibilidade de que eles tenham se contaminado com as próprias vacinas foi descartada.
Moore lamentou ter que notificar que 17 pessoas, entre as infectadas, foram classificadas durante o estudo em um grupo de pouco risco. Isto significa que eles tiveram menos de cinco parceiros sexuais na vida e eram monogâmicos quando foram vacinados.
Outra descoberta mostrou que a peça-chave do HIV usada nessas vacinas - a proteína GP-120 - é também o componente principal da maioria das outras 21 vacinas experimentais que estão sendo testadas em humanos, inclusive a que está em testes no Brasil.
Moore descobriu que as reações de anticorpos à proteína são transitórias e duram em torno de 60 a 120 dias. O sistema imunológico humano é seletivo em relação à GP-120, apresentando anticorpos apenas contra o pedaço a partir do qual a vacina foi feita. "Parece que não sabemos o que queremos", disse Moore referindo-se às vacinas contra o HIV.
FIOCRUZ PEDE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO
O Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, está promovendo uma campanha de doação de leite humano para as crianças internadas no berçário. O estoque foi reduzido em 70% por causa das férias e dos feriados. Toda mãe que estiver amamentando e se dispuser a doar seu leite pode ligar para 553-0052. A equipe do banco se encarrega de buscar o leite em casa.
PANDA DE PROVETA VAI NASCER NO ANO 2001
O primeiro urso panda de proveta deverá nascer no ano 2001. O avanço científico pode salvar a espécie, ameaçada de extinção, afirmam pesquisadores chineses do Comitê Tecnológico para Reprodução de Pandas. A nova técnica é uma grande esperança para uma espécie que vem sofrendo com a pressão de caçadores e a escassez do bambu, sua principal fonte de alimentação. Além disso, os cientistas têm encontrado grandes dificuldades em promover a reprodução em cativeiro do animal. Especialistas já conseguiram criar alguns filhotes com inseminação artificial. O próximo passo é fazer a fecundação no tubo de ensaio. O projeto envolve 14 pesquisadores na província central de Sichuan, o principal habitat dos pandas. Existem só 100 pandas em 29 zoológicos chineses e mil na natureza.
Notícia
Jornal do Brasil