Divinópolis deve receber vacinas contra a dengue na semana que vem. A informação foi divulgada nesta semana pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Algumas unidades de saúde estão sem imunizantes temporariamente.
Atualmente, podem receber a vacina crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que moram em Divinópolis.
Falta
De acordo com a Prefeitura, os interessados serão direcionados para unidades de saúde que tenham imunizantes disponíveis.
— A expectativa é que uma nova remessa da vacina contra a dengue chegue na próxima semana, portanto, não haverá remanejo das doses disponíveis — explica.
Sobre a vacina
A vacina protege contra os quatro tipos da dengue.
— Quem pega dengue pode ser reinfectado depois por outro subtipo do vírus. Quando isso acontece, a pessoa tem risco maior de desenvolver uma doença grave — diz o Instituto Butantan.
A vacina contra a dengue foi incorporada em dezembro de 2023 no Sistema Único de Saúde (SUS).
— A inclusão da vacina da dengue é uma importante ferramenta no SUS para que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde — explica o governo federal.
Quem pode se vacinar?
Os contemplados com as vacinas contra a dengue são as crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que moram em Divinópolis.
O processo de imunização é distribuído entre duas doses com intervalo mínimo de 3 meses.
— Para ser vacinado, o contemplado deve estar em posse do documento de CPF ou cartão SUS, do cartão de vacinas, deve estar acompanhado pelos pais ou responsável e permanecer na unidade por 15 minutos — afirma a Prefeitura.
A ação será neste sábado, 8, e tem como objetivo imunizar crianças com menos de 5 anos. A vacinação estará disponível em 14 unidades de saúde de Divinópolis.
Se a vacina contra a dengue está em falta, a imunização contra poliomielite segue a todo vapor. A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado o Dia D de Vacinação em 14 unidades de saúde de Divinópolis.
As crianças com menos de 5 anos de idade devem se vacinar.
Locais
14 unidades vão aplicar os imunizantes das 08h às 16h. Veja quais:
Afonso Pena;
Belvedere;
Bom Pastor;
Central;
Danilo Passos;
Ermida;
Icaraí;
Ipiranga;
Nações;
Niterói;
Nossa Senhora das Graças;
Planalto;
Sagrada Família;
São José.
— É fundamental que os responsáveis pelas crianças estejam com a carteira de vacinação, documento de identificação e a carteirinha do posto de saúde para garantir o atendimento — explica a Prefeitura.
A meta é atingir 95% das crianças com menos de 5 anos de idade em Divinópolis.
O que é?
Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
— Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos — explica o Ministério da Saúde.
Não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil desde 1990 devido à intensa vacinação de crianças.