Notícia

O Estado (MS)

Vacina brasileira contra Covid em spray nasal entra com pedido para testes em humanos

Publicado em 23 outubro 2021

Por Ana Bottallo

Uma vacina contra a Covid na forma de spray nasal deve avançar para testes em humanos nos próximos meses, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dê o aval para início dos ensaios.

A chamada fase 1/2 irá avaliar a toxicidade e imunogenicidade (capacidade de induzir resposta protetora) da vacina em indivíduos que já receberam as duas doses da AstraZeneca. Caso tenha sucesso nessa etapa, que deve durar de dois a três meses, o ensaio clínico de fase 3 irá avaliar a eficácia do imunizante contra a infecção pelo Sars-CoV-2.

Caso tenha sucesso nos testes, a ideia é que a vacina em formulação intranasal —isto é, sem a necessidade de agulhas— seja utilizada como dose de reforço contra Covid. Ela deverá ser produzida com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) totalmente nacional.

A pesquisa brasileira é coordenada pelo professor e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da USP, Jorge Kalil. Conta, ainda, com a participação de pesquisadores do InCor (Instituto do Coração), do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, da Unifesp, da Fiocruz Minas e da Rede Vírus.

O projeto é apoiado ainda pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) e recebeu financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da parceria com a Rede Vírus.

Nos ensaios pré-clínicos, em camundongos, a vacina induziu a produção de anticorpos neutralizantes. Para os testes em humanos, Kalil explica que serão recrutados cerca de 270 voluntários com idade de 18 a 59 anos, dos quais 180 irão receber a vacina e 90, placebo. A ideia é avaliar a performance da vacina quando dada em uma única dose ou em duas doses e em diferentes dosagens.

Nesta etapa, o grupo que vai receber o imunizante será dividido em dois, um que irá receber uma dose de vacina mais uma dose de placebo 21 dias depois e outro que receberá as duas doses da vacina em um intervalo de 21 dias. Em cada um dos grupos os participantes serão divididos em três conjuntos com dosagens diferentes: 30µg, 60µg e 120µg. A ideia é observar qual a formulação mais segura e qual vai gerar a melhor resposta imune tanto humoral (anticorpos) quanto celular.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Poder360 TV Cultura Folha.com O Globo online O Globo online O Estado (CE) online Folha de Pernambuco online Folha de S. Paulo Jornal Cidade (Rio Claro, SP) Rede Guma Cidade Revista Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Blog do Badiinho Cariri em Ação Vale do Piancó Noticias Blog do Taturana Amazonas Atual Jornal Opção (Goiânia, GO) online Blog do Flavio Galdino Muzambinho.com Correio do Ar Press From Brasil (EUA) Rádio Sanca Web TV APM- Associação Paulista de Medicina Yahoo! Vida e Estilo Rádio Mais FM Educativa Marechal online Canabrava 104.9 FM Cidade Verde O Tempo online Super Notícia 91,7 FM Press From Brasil (EUA) Portal Gongogi Simões Online Catve MSN (Brasil) Midia News O Hoje (Goiânia, GO) online Rádio Nova Onda FM 87,9 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Pequi FM 87,5 Rádio Nova Aliança FM 105,9 Notícias ao Minuto (Brasil) Central Brasil Notícias Rádio Mais Alegria AM 1060 Imbaú FM 87,9 Rádio Cultura FM 101,7 Rádio SAT Peruíbe SP Rádio Liberdade FM 87,9 Blog Edenevaldo Alves InfoNavWeb Blog da Simone Duarte Roberto Crispim Salto del Guairá al Día (Paraguai) O Tempo Mega Cidade Cacimbinha News ClickNews Portal Paraíba Todo Dia Jornal Cidade (Barreiras, BA) online Ingá Cidadão.com PHB Webcidade Radar Amazônico Verde Vale FM 103,7 Portal Onda Sul 100,7 FM Dikajob Santa Portal Midia News Agenda Bafafá Rio Paraná Portal ClickPB Jornal do Tocantins online Tribuna do Cricaré online Mais Goiás Folha de Londrina online O Otimista online Portal do Holanda Rádio Sagres 730 AM DL News Mix Vale Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo Jornal de Brasília online O Popular (Piracicaba, SP) online OZ1 Job WCB Jobs Radio GaGa NoMomento.News