A vacina brasileira contra a dengue de dose única será incorporada ao Sistema Único de Saúde a partir de 2026 . Essa novidade foi revelada pelo governo nesta terça-feira (25) e a ideia é que o imunizante produzido pelo Instituto Butantan seja destinado para toda a faixa etária 2 a 59 anos e será disponibilizado em larga escala.
Em geral, o anúncio ocorreu durante uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Nísia Trindade, ministra da Saúde. Nesse sentido, foi dito que serão ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda e a capacidade produtiva.
Trindade comentou sobre o assunto:
Dengue tem que ser uma prioridade para vacinas, testes, tudo necessário para controlar. A vacina para dengue, que com grande satisfação anunciamos hoje... ainda é uma candidata à vacina porque precisa passar pela aprovação da Anvisa, mas é candidata fortíssima, é a vacina do Butantan. É uma vacina que vem sendo desenvolvida há muito tempo, 10 anos.
A distribuição dessa vacina é uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A produção, por sua vez, ficará a cargo do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde. Essa iniciativa foi aprovada, está em fase final de tem investimento total de R$ 1,26 bilhão.
Vale lembrar que o imunizante mostrou uma eficácia de 79,6% a 89,2% contra a doença e, além disso, o os planos incluem atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.
Detalhes da ampliação
Os planos do Ministério da Saúde para 2025 incluem a atualização de uso do medicamento para todos os estados e Distrito Federal para ampliar o público-alvo para doses próximas do fim do prazo de validade em caráter temporário. No caso, crianças e adolescentes de 10 a 14 fazem parte do público da vacina distribuída no SUS.
Após a recomendação da pasta, essa faixa poderá ser ampliada para pessoas de 6 a 16 anos em caso de os imunizantes estarem a dois meses de vencer. Já as que possuem apenas mais um mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário, o que abrange a faixa de 4 a 59 anos , 11 meses e 29 dias de idade.