"Aprofundar a compreensão e a discussão sobre a força social da utopia cristã popular na América Latina". É assim que, em breve palavras, pode ser apresentado o livro "Utopias Esquecidas - Origens da Teologia da Libertação", de autoria de Daniel Marques Vilela, historiador graduado pelo Câmpus de Franca da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e que lecionou História em escolas da região de Sorocaba entre 2005 e 2008, que está sendo agora lançado por intermédio da Fonte Editorial. Ele, aliás, durante a graduação na Unesp/Franca obteve bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para estudar o que chama de 'esquerda católica' na região de Ribeirão Preto.
A dissertação de Daniel, que voltou a residir em Sorocaba, discute, assim, a história e ideias da 'teologia da libertação', a partir do pensamento de seus principais expoentes, como Gustavo Gutierrez e o ex-frade franciscano brasileiro Leonardo Boff, pesquisando como estes pensadores cristãos se apropriaram de elementos do marxismo ateu para criar um novo pensamento teológico para a América Latina. Como explica o autor, busca ele também, com sua obra, iluminar o processo de desenvolvimento da 'teologia da libertação', resgatando utopias que foram e ainda estão sufocadas pela hegemonia neoliberal. "Resgata (a obra) utopias não para que sejam seguidas acriticamente, mas para propor uma discussão mais rica frente ao monólogo da desesperança, do capitalismo e do individualismo".
Os interessados em conhecer o livro "Utopias Esquecidas - Origens da Teologia da Libertação" podem encontrá-lo nas livrarias Nobel do Sorocaba Shopping e do Villàggio Shopping, no bairro de Santa Rosália, e também na Livros e Cia., no Esplanada Shopping, ao preço de R$ 29,90.