Utilização da agricultura de precisão pela indústria sucroalcooleira: Do avião, imagem com câmera especial mostra a composição do solo
Entre as várias tecnologias de agricultura de precisão utilizadas pela indústria sucroalcooleira do estado de São Paulo, a imagem de satélite predomina, como mostra o trabalho realizado por Claudia Brito Silva, apresentado no programa de pós-graduação em economia aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa que apontou a mudança no gerenciamento da produção como o principal benefício na utilização dessas técnicas incluiu as 205 usinas e destilarias cadastradas pela União dos Produtores de Bioenergia.
Um questionário foi aplicado para identificar os motivos pelos quais as unidades de produção de açúcar e álcool não adotaram, até o final de 2008, ferramentas de agricultura de precisão. Quanto às empresas que já as utilizam, as perguntas versaram sobre as dificuldades ou obstáculos para sua implementação.
Um total de 56% das empresas que responderam ao questionário já adota essas tecnologias. As mais utilizadas são, além da imagem de satélite com 76%, piloto automático (39%), fotografias aéreas (33%) e amostragem de solo com GPS (31%), o sistema global de posicionamento por satélite. Os altos custos foram apontados como obstáculo tanto por aqueles que já adotaram a tecnologia como pelos que ainda não têm acesso a ela.
FONTE: Revista Pesquisa Fapesp