Notícia

Refrescante

USPiTec começa com novidades, shows e debates

Publicado em 21 agosto 2012

A I Feira USP de Inovação e Empreendedorismo - "USPiTec" - começa nesta semana com 140 expositores mostrando as novidades tecnológicas dos pesquisadores e empresas brasileiras. Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), USP Leste, recebe ainda shows de física, futebol de robôs, entre outras atrações para o público jovem. O visitante poderá conferir a programação completa no site http://www.inovacao.usp.br/uspitec/index.html.

"A feira é uma grande oportunidade para reunir pesquisadores e empresários, criando um ambiente propício para a troca de ideias e estímulo ao empreendedorismo. O evento proporciona ainda ao jovem conhecer de perto as pesquisas realizadas nas diversas vertentes científicas e, com isso, podemos despertar o interesse de entrar na USP. Queremos mostrar as perspectivas que ele pode ter como aluno dessa Universidade", afirma Vanderlei Salvador Bagnato, Professor Doutor e Coordenador da Agência USP de Inovação.

Entre as diversas atrações preparadas para o público jovem, a USPiTec traz o futebol de robôs, desenvolvido pelo Warthog, núcleo de desenvolvimento de robótica da USP São Carlos. O visitante poderá conferir o Show de Física, com uma série de demonstrações práticas aplicadas em diversas áreas. A proposta é permitir a integração do público com experimentos de eletricidade, óptica, eletromagnetismo, ondas mecânicas e sonoras, termodinâmica e mecânica.

A USPiTec traz ainda exposição dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica realizados por pesquisadores, professores e alunos de todas as unidades da USP e por empresas parceiras, bem como seus produtos resultantes,. Também estarão presentes no evento entidades de fomento e universidades como Unicamp, Unesp, UFSCar, UFABC.

A Feira contará com um ciclo de conferências e três workshops sobre temas relacionados à Inovação e Empreendedorismo, destacando-se a parceria com o SEBRAE-SP, que espera atender cerca de 800 empresários durante o evento.

No dia 24, o destaque fica para o setor têxtil com o workshop "Tecendo a Inovação". Haverá também um ciclo de palestras pautado no design e na inovação tecnológica voltados ao setor têxtil e vestuário. Com início às 9h40, as palestras abordarão os temas: "Inovação na visão do empresário" com Lourival Santos Flor da Golden Química do Brasil e "Nanotecnologia têxtil" com o professor da Universidade de Cornell, Juan Hinestroza. A Incubadora Social e Tecnológica da EACH; a empresa espanhola Desigual e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) também farão apresentações com conteúdos relacionados a área têxtil.

Previsto para ser bienal, o evento contará ainda com a presença de agências e empresas parceiras como Fiesp, Abit, Fapesp, entre outras instituições.

Informações para a imprensa:

Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266.6088/6609

Célia Moreno - celiabmoreno@libris.com.br - ramal 208 - cel. (11) 98932-8880

Edmir Nogueira - edmir@libris.com.br - ramal 207 - cel. (11) 96199-3369