Notícia

diHITT

USP vai ganhar 29 laboratórios p/ aulas práticas inovadoras

Publicado em 28 agosto 2012

A Universidade de São Paulo (USP) vai ganhar 29 laboratórios voltados para aulas práticas inovadoras em cursos de graduação.

A instituição divulgou os projetos selecionados pelo edital do programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab), lançado em 2011.

“Achamos que seria importante qualificar o ensino de graduação com atividades sólidas e cientificamente relevantes”, disse à Agência FAPESP a pró-reitora de Graduação da USP, Telma Zorn.

Entre os projetos aprovados, há laboratórios que irão interligar disciplinas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) às da Faculdade de Medicina (FM), ou da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) às do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Outro exemplo é um projeto voltado para ciências do mar. “Esse projeto incluirá a construção de uma espécie de plataforma 
no oceano, onde poderão ser criadas diferentes espécies”, disse Telma.

Na área de saúde houve projetos ligados ao uso de instrumentação de simulações para aulas práticas, como manequins para experimentação virtual.

Na área de exatas, um exemplo foi um projeto da área de computação voltado para o desenvolvimento de robôs e inteligência artificial.

Redação