Notícia

Biblioteca FMUSP

USP, Unesp e Unicamp participam de ranking europeu de universidades

Publicado em 13 junho 2019

Por Erika Yamamoto | Jornal da USP

O U-Multirank possibilita uma avaliação multidimensional das universidades

Pela primeira vez, as três universidades paulistas – USP, Unesp e Unicamp – participaram do U-Multirank, ranking elaborado por um consórcio europeu liderado pelo Centro de Estudos de Políticas de Educação Superior da Universidade de Twente (Holanda), pelo Centro de Educação Superior da Alemanha e pelo Centro de Estudos para Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (Holanda).

Na sexta edição do ranking, divulgada no dia 4 de junho, foram avaliadas aproximadamente 1.700 universidades de 96 países.

“Diferentemente dos rankings tradicionais que classificam as instituições em posições, o U-Multirank publica um gráfico multidimensional da universidade e permite a identificação de seus pontos fortes e dos aspectos que precisam ser aprimorados. É como uma fotografia da instituição. Com isso, podemos avaliar seu desempenho ao longo do tempo e também compará-la com outras universidades, parecidas ou complementares, para estabelecer parcerias estratégicas”, explicou o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

De acordo com Segurado, neste primeiro ano, a participação das três universidades ainda é experimental e restrita a alguns indicadores selecionados por elas, considerando, principalmente, o contexto das universidades estaduais paulistas e a confiabilidade de seus dados.

A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp.

O ranking também divulgou listas com as 25 melhores instituições em indicadores específicos. Nessas listas, a USP aparece como uma das instituições com maior número absoluto de publicações acadêmicas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
FolhaPA FolhaMT Jornal da USP online Folha GO Marcos Mauricio Investe São Paulo