Notícia

Jornal da Ciência online

USP, Unesp e Unicamp lançam chamada de propostas em parceria com o Consulado Geral da França

Publicado em 30 novembro 2020

Iniciativa visa apoiar colaborações emergentes ou consolidar parcerias preexistentes entre pesquisadores franceses e paulistas. Inscrições até 7 de dezembro

As universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram a 11ª edição do programa Cátedras Franco-Brasileiras em São Paulo. Este ano, devido à pandemia de COVID-19, as propostas deverão envolver apenas atividades virtuais. Inscrições devem ser feitas até 7 de dezembro de 2020.

O programa permite a professores e pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa colaborar com colegas das universidades paulistas. A iniciativa se destina tanto a apoiar as colaborações emergentes ou projetos sobre temáticas emergentes, como a consolidar o desenvolvimento das cooperações de excelência preexistentes entre duas equipes de pesquisa – uma francesa e outra brasileira.

Os laureados deste ano poderão, caso desejem, submeter a sua candidatura para as próximas edições do programa. Os projetos deverão ser enviados aos escritórios de relações internacionais das respectivas universidades paulistas e ao Consulado geral da França em São Paulo.

Para a USP, a submissão deverá ser feita por meio do Sistema Mundus. Para a Unicamp, os projetos deverão ser enviados para o e-mail paula.sena@reitoria.unicamp.br. Para a Unesp, o e-mail é arex@reitoria.unesp.br e, para o Consulado geral da França em São Paulo, nadege.mezie@diplomatie.gouv.fr.

Mais informações em: https://bit.ly/3nXomtv.

Agência Fapesp