Notícia

Poder360

USP testa hidrogênio de etanol em ônibus e carros (180 notícias)

Publicado em 10 de março de 2025

Candeias Mix Portal do Agronegócio Portal Não me toque Blog da Amazônia Jornal da USP online Avance News Portal Contexto Brasilagro Diario El Ciudadano y la Región (Argentina) online ABC do ABC Canal Rural Imparcial News CanaOnline Suzano TV AutoData Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SP) MTT News Está Todo Bien (Argentina) Portal Tempo de Safra Portal BE News Ipesi Rádio GuarujaMix Noticias Argentinas (Argentina) Tratamento de Água Jornal Campo Aberto Canal Energia Quatro Rodas online TDT News Jornal Cana Contexto Exato Canaoeste Sou Agro 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) A Cidade On (Ribeirão Preto, SP) Jornal Cidadã Imparcial News Cenário Energia Melody FM 94.1 Jornal Extra de Alagoas online Visão Agro online Tribuna do Agreste Meio Filtrante online Notícias Agrícolas Tribuna do Sertão ABC Agora El Litoral (Argentina) online Diário do Transporte NovaCana A notícia MT Portal Âncora 1 Mecânica Online Página Rural Inovação Tecnológica Brasil Soberano e Livre Guia Limeira Repórter Maceió O Piauí Verde Sobre Rodas Toda Palavra online Sampi Região Noroeste Buobe Fecombustíveis (Federação Nacional deo Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) Revista RPANews online Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Canal da Cana UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Rede Noticiando Canal Solar Datagro EAE Máquinas Portal Mariliense MotorPy.com (Paraguai) Moema e região Auto Indústria Dia de Ajudar Agro2 Mecânica Online Revista Zelo Portal de Divulgação Científica do IPUSP - Instituto de Psicologia (IP) da USP Mato Grosso Mais Notícias Minuto MT Diário do Acionista Notícias Automotivas Inteligência Móvel CarPoint News Autos Segredos InsideEVs Auto Indústria Garagem 360 O Tempo online Revista Brasil Energia Jornal de Hoje (RJ) online A Tribuna Piracicabana online Sincopeças Acelerando por aí Blog Sulinha Cidad3 Gizmodo Infofix Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Canal – Jornal da Bioenergia Canal VE A Gazeta (ES) online Jornal Cana Top Sector Buobe Academia do Mecânico (RS) PlanetCarsZ Auto Agora Blog do Jornalista Arnaldo Moreira Alpha Autos online Gazeta de S. Paulo online Piauí Hoje Notícias Automotivas Cenário MT Alpha Autos online Portal Hortolândia A Tribuna Piracicabana online Conexão Tocantins Verde Sobre Rodas SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Blog do Jornalista Arnaldo Moreira AutomaniaNet ItapoNews Giro Notícias Goiás Jornal Bleh! online Agora Vale Blog Alpha Lazer Capital News News Rondônia Clube de Engenharia (RJ) TECHNIBUS Central de Notícias da Construção revistaterraecia.com.br Jorge Moraes Portal Unibus Transporte Moderno Nossa Cidade Memória Motor fatecitaqua.cps.sp.gov.br Peças e Veículos www.agoramotors.com.br Revista Carro Revista Sobre Rodas sindalcool.com.br www.confea.org.br Dália Comunicação Editorial Peças e Veículos

Descarbonização de setores industriais e armazenamento de energia de fontes renováveis são promessas do hidrogênio verde

A USP (Universidade de São Paulo) está fazendo testes de rendimento e taxas de conversão e consumo em veículos alimentados por hidrogênio a partir de etanol. Os resultados dos testes devem auxiliar empresas e governo a planejar aplicações em maior escala.

O hidrogênio verde pode descarbonizar setores onde a eletrificação direta não é viável, e serve para armazenar energia excedente de fontes renováveis e gerá-la quando necessário, aumentando a flexibilidade e a estabilidade das redes elétricas.

O hidrogênio do etanol está sendo produzido numa estação experimental no campus da Cidade Universitária, no Butantã. Com um investimento de R$ 50 milhões iniciado em 2023, a planta-piloto tem capacidade para produzir 100 kg de hidrogênio por dia. O combustível será usado para mover 3 ônibus que servem a comunidade da USP e 2 outros carros de empresas que apoiam a iniciativa.

O projeto é desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da USP e tem apoio de empresas como Shell Raízen Hytron Toyota Hyundai Marcopolo , da EMTU São Paulo (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e do Senai (Serviço Nacional da Indústria).

A liberação do hidrogênio ocorre por meio de um processo químico do etanol com vapor de água, chamado de reforma-vapor, produzindo uma mistura gasosa cujo componente principal é o hidrogênio. A eficiência do processo é estimada em 80%.

O hidrogênio pode ser utilizado energeticamente em motores de combustão interna, turbinas a gás e células a combustível. A energia elétrica produzida nas células a combustível pode ser empregada em veículos leves e pesados, e para geração distribuída de eletricidade, ou seja, em sistemas isolados, rurais e ou complementares à rede elétrica instalada.

As duas vantagens principais do hidrogênio produzido a partir do etanol são maior eficiência energética e nenhuma emissão de poluentes. O interesse prático mais imediato do projeto é avançar na mobilidade sustentável, no desenvolvimento de tecnologias baseadas em células a combustível.

O Brasil tem campo extenso para o desenvolvimento dessa tecnologia, infraestrutura já consolidada para a produção de etanol e interesses econômicos de grandes empresas, que buscam alternativas à exportação do etanol e soluções para descarbonizar operações industriais como siderurgia, indústria de cimento, setores químico e petroquímico, fertilizantes e transporte de carga.

O país tem cerca de 360 usinas de etanol que produzem biocombustível a partir da cana-de-açúcar e do milho. A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2023/2024 foi de 713,2 milhões de toneladas, de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), um aumento de 16,8% em relação ao ciclo anterior de produção. A área colhida é estimada em 8,33 milhões de hectares. Segundo a Conab, houve incremento da produção de combustível da cana-de-açúcar de 11,9%, totalizando 29,69 bilhões de litros, e aumento do volume de etanol de milho: 33,1% em comparação com a safra anterior.

O relatório de tendências de energia “10 Energy Megatrends” , elaborado pela publicação MIT Technology Review Brasil , coloca o hidrogênio em 6ª posição e aposta que, nas próximas duas décadas, o combustível chegará à maturidade tecnológica e comercial:

“O uso de hidrogênio como vetor energético deve se consolidar entre 2025 e 2045, com o ano 2035 sendo o mais provável para uma adoção em larga escala e viabilidade econômica em várias indústrias. O hidrogênio verde se tornará competitivo com as tecnologias tradicionais de combustíveis fósseis por volta de 2030, à medida que os custos de produção caírem e a infraestrutura for expandida”

De acordo com a publicação, o hidrogênio verde pode reduzir até 20% das emissões globais de CO₂ até 2050, especialmente em setores industriais e de transporte. A demanda global deve atingir 530 milhões de toneladas por ano até 2050.

“Espera-se que o hidrogênio verde, produzido a partir de energias renováveis, represente 25% da produção global até 2050, impulsionado por políticas governamentais e investimentos privados.”

O relatório destaca o uso do combustível nos transportes, com empresas como Hyundai e Toyota desenvolvendo caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio, a Alstom com seu 1º trem movido a hidrogênio na Alemanha e a Airbus anunciando planos para desenvolver aviões movidos a hidrogênio até 2035.

Na indústria e geração de energia, destaca o papel do hidrogênio da descarbonização de indústrias como aço, produtos químicos e refino de petróleo, e cita o anúncio do Grupo ArcelorMittal de substituição de carvão por hidrogênio em seus altos-fornos, com potencial de reduzir as emissões em até 90%.

“O hidrogênio está emergindo como uma solução chave na transição energética global, devido à sua alta densidade energética, versatilidade e capacidade de descarbonizar setores de difícil eletrificação” , afirma.

autores

Mara Gama, 61 anos, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-graduada em design, trabalhou na Isto É e na MTV Brasil , foi editora, repórter e colunista da Folha de S.Paulo e do UOL , onde também ocupou os cargos de diretora de qualidade de conteúdo e ombudsman. Escreve para o Poder360 quinzenalmente às segundas-feiras.