Notícia

Jornal Brasil

USP terá emissão de diploma virtual em 2013

Publicado em 15 dezembro 2012

Por Agência FAPESP

No dia 10 de dezembro, assistentes acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP) participaram de um encontro, promovido pela Secretaria Geral, para a apresentação do Sistema do Diploma Virtual.

Segundo a USP, a partir de agora os estudantes que concluírem cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária na instituição terão acesso on-line ao documento por meio de qualquer sistema corporativo da universidade.

Com a implantação da iniciativa, a USP se torna universidade pioneira na emissão de certificado oficial digital no Brasil, com validade em todo o território nacional. O projeto conta com a parceria do Departamento de Informática, ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração da Universidade.

O diploma virtual possibilitará, dentre outras facilidades, a comprovação de conclusão de curso àqueles bacharéis que não possam esperar a confecção do diploma em papel. É o caso, em especial, dos alunos que necessitam se inscrever na residência médica, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cursos de pós-graduação ou em concursos públicos. O diploma em papel continuará a ser emitido.

Atualmente, na Secretaria Geral, o certificado em papel é emitido no prazo de um mês. Em 2011, foram emitidos 37.227 certificados. Em março de 2012, a medida recebeu parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Mais informações: www.usp.br.

Fonte: Agência FAPESP