Notícia

O Reporter

USP terá emissão de diploma virtual em 2013

Publicado em 13 dezembro 2012

SÃO PAULO (Fapesp) - No dia 10 de dezembro, assistentes acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP) participaram de um encontro, promovido pela Secretaria Geral, para a apresentação do Sistema do Diploma Virtual.

Segundo a USP, a partir de agora os estudantes que concluírem cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária na instituição terão acesso on-line ao documento por meio de qualquer sistema corporativo da universidade.

Com a implantação da iniciativa, a USP se torna universidade pioneira na emissão de certificado oficial digital no Brasil, com validade em todo o território nacional. O projeto conta com a parceria do Departamento de Informática, ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração da Universidade.

O diploma virtual possibilitará, dentre outras facilidades, a comprovação de conclusão de curso àqueles bacharéis que não possam esperar a confecção do diploma em papel. É o caso, em especial, dos alunos que necessitam se inscrever na residência médica, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cursos de pós-graduação ou em concursos públicos. O diploma em papel continuará a ser emitido.

Atualmente, na Secretaria Geral, o certificado em papel é emitido no prazo de um mês. Em 2011, foram emitidos 37.227 certificados. Em março de 2012, a medida recebeu parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE).