Notícia

Jornal Estação

USP terá centro de inteligência artificial no InovaUSP

Publicado em 07 outubro 2019

A Universidade de São Paulo (USP) contará com um novo centro dedicado para o desenvolvimento de estudos na área de inteligência artificial. O projeto, que surgiu de uma proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela empresa IBM e receberá recursos de US$ 1 milhão anuais durante um período máximo de dez anos.

O espaço funcionará no prédio do InovaUSP, na Cidade Universitária, na capital, e está voltado para o desenvolvimento de pesquisas sobre algoritmos e sistemas de inteligência artificial, com foco em recursos naturais, saúde, agronegócio, ambiente e setor financeiro. Mais de 60 pesquisadores de 14 unidades da USP estarão envolvidos no projeto, que será coordenado pelo professor da Escola Politécnica (Poli), Fabio Gagliardi Cozman.

O início das atividades está previsto para o início de 2020. O novo núcleo deverá desenvolver pesquisas básicas e aplicadas, além de estratégias de transferência da tecnologia para a sociedade. Também estão previstos estudos sobre as: implicações socioeconômicas da inteligência artificial na socidade, contribuindo para debates que envolvam questões sobre ética, relação, privacidade e trabalho. Ao todo, foram selecionados 43 trabalhos que fazem uso de sistemas digitais inteligentes, com recursos de inteligência artificial ou aprendizado de máquina, sobre políticas de saúde, medicina: e de precisão, cidades inteligentes, sistemas econômico-financeiros, ética e sociedade, mobilidade, modelagem: molecular, planejamento de fármacos, energias renováveis, avaliação de dados gerais, entre outros.