Notícia

Jornal da USP online

USP tem duas vagas de pós-doutorado para pesquisa em genética

Publicado em 21 julho 2021

Por Giovanna Grepi

Candidatos que desejam atuar no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto devem enviar documentação por e-mail até o dia 10 de agosto

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para duas bolsas na modalidade pós-doutorado, oferecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para atividades conduzidas no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A oportunidade é para atuação no projeto Mecanismos moleculares associados à patogenicidade e resistência em fungos: estratégias para o tratamento de dermatofitoses com supervisão dos professores Nilce M. Martinez Rossi e Antonio Rossi Filho, ambos da FMRP.

O projeto tem como objetivo elucidar as vias de sinalização celular reguladas por fatores de transcrição durante a interação com o hospedeiro; identificar fatores associados à modulação da resposta imune inata durante a interação patógeno-hospedeiro; fazer uma análise sistemática comparativa de transcriptomas, visando identificar enzimas cruciais para o metabolismo e adaptação dos fungos frente a condições de estresse; identificar possíveis alvos moleculares para o desenvolvimento de antifúngicos, e explorar e validar estratégias para o tratamento de dermatofitoses.

Os selecionados terão uma bolsa no valor de R$ 7.373,10 mensais e reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Os candidatos devem ter experiência em microbiologia e técnicas de biologia molecular como extração de RNA, análises de expressão gênica por RNAseq e qPCR, dosagem enzimática, cultura de células. A seleção dará preferência pesquisadores com experiência comprovada em biologia molecular de micro-organismos e em análise computacional de sequências em larga escala. Além disso, devem ser inovadores, proativos e ter aptidão para trabalhar em equipe.

Para inscrever-se, os interessados deverão enviar carta de apresentação, currículo e duas cartas de recomendação à professora Nilce pelo e-mail nmmrossi@usp.br. O assunto do e-mail deve ser PD_FAPESP.

Mais informações: nmmrossi@usp.br