Notícia

RedeNotícia

USP tem concursos para livre-docência em Lorena

Publicado em 25 fevereiro 2014

Agência FAPESP – A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas, até 28 de fevereiro, para concursos de obtenção de título de livre-docente em quatro departamentos distintos. O concurso do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (LOB) é para a área de Cálculo. No Departamento de Engenharia de Materiais (LOM), as áreas são: Processamento de cerâmica; Transformações de fases no estado sólido; Propriedades Mecânicas e Propriedades Físicas e Materiais.

O conjunto das disciplinas “Planejamento e controle da produção” e “Gestão de projetos” integram o concurso do Departamento de Engenharia Química (LOQ). Já para o Departamento de Biotecnologia (LOT), as áreas envolvidas são Química de Biomassa e Tecnologia Ambiental.

Os candidatos serão submetidos a prova escrita, defesa de tese, julgamento do memorial com prova pública de arguição e avaliação didática. Todas terão o mesmo peso na apreciação final.

A prova escrita terá duração de cinco horas e será baseada em um dos pontos do programa divulgado previamente. Na defesa de tese, serão considerados o valor do trabalho, o domínio do assunto abordado e a contribuição original à área de conhecimento pertinente.

O julgamento do memorial deve refletir os méritos dos candidatos, que, entre outros pontos, compreende a produção científica, literária, filosófica ou artística e a atividade didática. A prova de avaliação didática constará de uma aula em nível de pós-graduação, será pública e terá duração de 40 a 60 minutos.

As inscrições devem ser feitas nas secretarias dos respectivos departamentos na EEL/USP, em Lorena (SP).

Os editais estão disponíveis em www.atac.eel.usp.br/livre-docencia