Notícia

São Carlos em Rede

USP São Carlos sediará, pela primeira vez, workshop e escola sobre redes complexas

Publicado em 22 agosto 2016

Entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, receberá a quarta edição do ComplexNet – Workshop and School on Dynamics, Transport and Control in Complex Networks. Voltado a alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores, o evento multidisciplinar tem como objetivo apresentar uma visão sistêmica da área, contemplando fundamentos e aplicações, as quais se estendem desde neurociência e engenharia até sociologia e economia.

 

Interação entre neurônios, robôs autônomos móveis, sistemas que envolvem lasers e sistemas de distribuição de energia são exemplos de algumas aplicações que serão apresentadas. “Os estudantes que participarem do evento aprenderão não somente sobre redes complexas, mas também sobre a modelagem de processos dinâmicos como sincronização. Além disso, haverá cursos sobre aplicações de redes em climatologia, neurociências e redes de transmissão de energia elétrica”, explica o professor Francisco Rodrigues, do ICMC, que é um dos organizadores do evento.

Segundo ele, o objetivo da escola é aprimorar o conhecimento dos participantes sobre a modelagem de sistemas complexos e apresentar as pesquisas mais recentes na área de redes. “É a primeira vez que esse evento ocorre em São Carlos. Trata-se de uma oportunidade única para a comunidade ter contato com o estudo da complexidade”, completou Francisco, que também é pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).

Minicursos, palestras e painéis fazem parte da programação do evento, que contará com a participação de pesquisadores de referência internacional em suas áreas de atuação. As inscrições podem ser realizadas no site do evento até a próxima sexta-feira, 26 de agosto. É possível optar por só participar da escola ou de todo o evento. Ao fazer a inscrição, o participante também pode enviar um trabalho (pôster) para ser apresentado.

O ComplexNet é uma realização do projeto temático Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas, apoiado pela FAPESP. O professor Tiago Pereira, do ICMC, também faz parte do comitê organizador da iniciativa.

 

 

Mais informações

Site do evento: http://www.inpe.br/redes_complexas_e_dinamica/ivcomplexnet/index.php

Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622

E-mail: eventos@icmc.usp.br