Notícia

Jornal Brasil

USP São Carlos recebe a exposição "Cabeça Dinossauro"

Publicado em 03 setembro 2013

Por Agência FAPESP

A biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) em São Carlos receberá, a partir do dia 10 de setembro, a exposição "Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro".

A mostra gratuita, que já passou pelas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, contará com reproduções de vertebrados da era Mesozoica e fósseis originais de peixes e crocodilos. O destaque da exposição é a réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 metros de comprimento.

A ossada do titanossauro, apelidado de Jesuíno, foi localizada em 2005 no município de Coração de Jesus, em Minas Gerais. Os cientistas acreditam que o dinossauro mineiro tenha vivido há 120 milhões de anos na região onde foi encontrado.

A equipe de paleontólogos do Museu de Zoologia da USP que deu início às investigações encontrou 18 ossos completos ou parcialmente completos, incluindo vértebras, costelas, um pé e uma mão, além de 47 fragmentos associados a outras partes do esqueleto. Em 2008, Alberto Carvalho - um dos curadores da mostra - encontrou o crânio após cinco expedições realizadas naquela região.

"Receber essa exposição é uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimento com nossos alunos e com toda a comunidade são-carlense", afirmou Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC/USP.

Professores do ensino fundamental e médio poderão participar do programa de capacitação que será oferecido antes do início da exposição. Há 70 vagas e os interessados deverão ter disponibilidade para assistir às aulas, nos dias 4 e 5 de setembro. O treinamento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link www.icmc.usp.br/e/18b59.

A exposição estará aberta até 30 de novembro a toda comunidade. Mais informações no site www.dino.icmc.usp.br

Fonte: Agência FAPESP