Notícia

Guia do Estudante online

USP-São Carlos oferece pós-doutorado em Engenharia de Transportes

Publicado em 25 fevereiro 2016

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) oferece uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado na área de Engenharia de Transportes. O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático da FAPESP "DEPICT: Desenho e Implantação de Políticas para incentivo a viagens não motorizadas", realizado pelo Grupo de Planejamento de Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes.

O projeto de pesquisa envolve colaboração entre pesquisadores das universidades de São Paulo, Utrecht e Oxford e a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra), em relação aos modos de transporte, identificando formas bem-sucedidas para estimular o uso da bicicleta. A investigação acerca das estratégias de planejamento será realizada com base em observação e consulta às prefeituras e outros grupos envolvidos no planejamento da mobilidade nos municípios.

O candidato selecionado também será responsável pela preparação de workshops para garantir o envolvimento das partes interessadas e aumentar a disseminação da pesquisa. Para se inscrever é preciso ter concluído o doutorado em Engenharia de Transportes, ou área relacionada, e ter experiência em planejamento de transporte cicloviário. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto.

Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, em um único arquivo para o e-mail do pesquisador responsável pelo temático, Antônio Nélson Rodrigues da Silva (anelson@sc.usp.br).

O prazo de inscrição encerra em 29 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no site da FAPESP.