Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

USP Ribeirão inaugura espaço científico e cultural

Publicado em 14 novembro 2008

O local abrigará o Museu Histórico da FMRP, a Biblioteca Histórica da Medicina.

 

O Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) será inaugurado hoje (14/11), às 19 horas, no centro de Ribeirão Preto, no interior paulista.

O local abrigará o Museu Histórico da FMRP, a Biblioteca Histórica da Medicina, as ligas estudantis da faculdade, a empresa júnior do curso de informática biomédica, o Centro de Treinamento e Suporte da Vida, a sede da Revista Medicina e atividades administrativas da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP.

Segundo a FMRP, ali também serão realizados cursos de especialização, de aperfeiçoamento e programas educativos para melhorar a qualidade de vida da população.

Além de documentos, livros, teses, fotografias e negativos gerados desde a fundação da faculdade, em 1952, o museu conta com uma coleção de equipamentos, muitos deles idealizados por pesquisadores e técnicos especializados e construídos na Oficina de Precisão.

São mais de 140 objetos, muitos em processo de restauro nessa mesma oficina. Na inauguração, será colocado em exposição o cerebrótomo, equipamento que, no início das atividades da FMRP, realizava cortes no cérebro para estudos.

O Centro de Treinamento em Suporte da Vida vai reunir cursos teóricos e práticos voltados para preparar profissionais da área de saúde nas áreas de trauma e de cardiologia, por exemplo. Já a Biblioteca da História da Medicina reúne o acervo do professor Miguel Rolando Covian, com mais de 1,5 mil livros de diversas áreas do conhecimento, como filosofia, arte, literatura, teologia e música.

As atividades do Eceu começam neste sábado (15), quando o espaço oferecerá um mutirão de prevenção da cegueira no idoso. Serão avaliadas gratuitamente pessoas com 50 anos ou mais no jardim do Espaço Cultural, das 8 às 14 horas.

O Espaço Cultural e de Extensão Universitária fica na Av. Nove de Julho, 980, Centro, Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3602-3001

Da AgênciaFAPESP.