Uma unidade do SUV Hyundai NEXO iniciou seus testes no campus da Universidade de São Paulo (USP) . O veículo integra a primeira estação mundial que produz hidrogênio renovável a partir do etanol, fruto de um projeto do RCGI-USP
Tecnologia e desempenho
Chegando ao Brasil no primeiro semestre de 2024, o NEXO já participou de demonstrações em diversas cidades. Agora, ele faz parte de um projeto que avalia a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol para aplicações em veículos de passeio e transporte público.
Potência total: 163 cv combinados entre célula de combustível e motor elétrico;
Abastecimento rápido: cerca de 5 minutos;
Autonomia: mais de 660 km (ciclo WLTP);
Emissões zero: operação sem gases poluentes.
Impacto ambiental e sustentabilidade
O uso do hidrogênio como fonte de energia apresenta grandes vantagens ambientais. Ao gerar somente água, eletricidade e calor, o NEXO não só evita a emissão de gases nocivos, mas também purifica o ar com um sistema de filtragem de alta performance, removendo micropartículas como poeira e pólen
Parcerias estratégicas
Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação experimental na USP integra um ambicioso projeto de pesquisa e desenvolvimento que também conta com a colaboração de grandes empresas, tais como Shell, Raízen, Toyota, Marcopolo e a EMTU, a empresa de transporte coletivo de São Paulo.
A planta-piloto de hidrogênio a partir de etanol, com capacidade para produzir 100 kg de hidrogênio por dia, abastecerá ônibus e veículos leves, permitindo a avaliação dos índices de conversão e rendimento do combustível.