Notícia

Canal Rural

USP realiza na próxima semana o BIOEN Workshop

Publicado em 10 abril 2010

Evento deve reunir pesquisadores, alunos e professores para discutir instrumentos que promovam a sustentabilidade

O BIOEN Workshop on Integrated Sustainability Assessment for Ethanol Context será realizado no campus da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), na próxima terça, dia 13, e quarta, dia e 14.

O objetivo é promover a discussão e o debate sobre a aplicabilidade de instrumentos sistêmicos de avaliação integrada da sustentabilidade (AIS) no contexto da produção do etanol da cana-de-açúcar.

O evento visa à integração e à participação de pesquisadores em projetos ligados ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), dos setores envolvidos com a produção do etanol da cana-de-açúcar e de docentes e discentes de programas de graduação e pós-graduação com atividade na questão dos impactos do etanol de cana-de-açúcar e sustentabilidade.

O workshop é parte integrante do projeto de pesquisa "AISe - O doce e o amargo da cana-de-açúcar: avaliação integrada de sustentabilidade para o contexto do etanol brasileiro", apoiado pela FAPESP no âmbito do BIOEN.

O projeto AISe tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologia de AIS no contexto do processo produtivo do etanol da cana-de-açúcar em alguns municípios paulistas. O projeto vem sendo executado desde fevereiro de 2008 por uma equipe envolvendo professores e alunos da EESC e de centros e instituições de pesquisas parceiras.

As inscrições para trabalhos científicos abordando temas sobre sustentabilidade e etanol deverão ser feitas até o dia 28 de março. As apresentações serão feitas no formato de pôsteres e os trabalhos serão publicados como resumo expandido nos anais do evento.

AGÊNCIA FAPESP