Notícia

Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

USP realiza feira online de pós-graduação

Publicado em 08 fevereiro 2021

Expo PG USP*

Nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (PRPG-USP) promove a EXPO PG USP 2021, evento que tem o objetivo de divulgar as atividades da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo para toda a sociedade, dando a oportunidade que interessados conheçam os programas, orientadores e alunos.

O evento, que será online, começa a partir das 9h e vai apresentar a infraestrutura da USP para pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização, além das ações para diversidade, acolhimento e permanência estudantil. Haverá ainda informações sobre as possibilidades de financiamento e apoio das agências de fomento (Fapesp, CNPq e Capes).

A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de fazer a inscrição. As atividades acontecerão em várias salas de exibição que podem ser conferidas neste link e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os cursos de inverno e de verão – que normalmente servem para apresentar os programas de pós-graduação e atrair novos candidatos – não puderam ser realizados. Foi a partir dessa dificuldade que surgiu a ideia de organizar um evento 100% online, inspirado na Feira das Profissões da USP.

“Essa é uma excelente oportunidade para apresentar nossos cursos de pós-graduação, a infraestrutura da USP e as bolsas oferecidas pelas agências de fomento. A ideia é que possamos atrair os melhores candidatos não só do Brasil, mas também de outros países da América Latina e da África”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno realiza disciplinas e desenvolve seu projeto de dissertação ou tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da dissertação ou da tese. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado, de 36 a 60 meses, o doutorado direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da USP são gratuitos para o aluno, ou seja, não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém os programas podem cobrar uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$ 200,00. O estudante de mestrado ou doutorado pode concorrer a bolsas para que agências de fomento financiem o projeto de pesquisa.

PRPG-USP

A PRPG-USP tem como missão a formação de pesquisadores com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação, com qualidade e inserção internacional.

Em 2021, completou 51 anos de atuação, tendo titulado mais de 150.000 mestres e doutores. Atualmente, a USP conta com 270 Programas de Pós-graduação e 30 mil discentes.

A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, nos quais o(a) aluno(a) cursa disciplinas e desenvolve projeto científico sob a orientação de um docente da USP, com possibilidade de interação com instituições estrangeiras.

Conheça os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado da USP neste link.

*Com informações do Jornal da USP.