Notícia

BOL

USP quer saber onde estão seus ex-alunos

Publicado em 25 outubro 2012

A USP (Universidade de São Paulo) quer saber por onde andam seus mais de 400 mil egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Uma pesquisa desenvolvida pela Vice-Reitoria, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e o Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração da universidade, pretende mapear o perfil dos formados pela USP, sua atividade profissional e a contribuição do curso concluído na instituição para sua área de atuação.

O questionário, lançado no dia 22 de outubro e disponível no Portal da USP, permitirá ainda que o ex-aluno possa avaliar o curso que fez em relação ao currículo, qualidade do corpo docente e da infraestrutura.

Além disso, será possível avaliar, em uma escala de 1 a 5, dentre outros itens, o quanto o curso realizado na USP contribuiu para o conhecimento técnico da profissão, para a ética profissional e responsabilidade social, bem como para o formado ser bem-sucedido financeiramente, desenvolver-se e adquirir novos conhecimentos e a ajudar outras pessoas a melhorar em suas vidas. Os resultados do levantamento serão usados nos trabalhos da Comissão Permanente de Avaliação da USP. Veja Álbum de fotos

"No próximo ano, teremos novo ciclo de avaliação dos Departamentos e Unidades, que são realizadas por meio de formulários, visitas de pares e a sistematização das informações sobre os Planos de Metas das Unidades e seus indicadores", disse Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP e presidente da CPA.

"Reconhecemos que existe uma lacuna de informações referente à opinião dos egressos sobre vários aspectos de suas experiências em nossa universidade, por exemplo, quanto à estrutura e organização curricular, aos vários aspectos da formação cidadã e profissional que lhes foi oferecida e quanto à infraestrutura", afirmou.

Segundo ele, a iniciativa visa a estabelecer um novo canal de comunicação, mais ágil, direto e simples com os egressos. Posteriormente, as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação realizarão estudos mais completos e detalhados em suas áreas de atuação para complementar as informações geradas nesta primeira fase do processo.

Fonte: Agência Fapesp

Do UOL Notícias