Notícia

Epoch Times Brasil

USP promove palestra gratuita sobre biodiversidade do Estado de São Paulo

Publicado em 29 março 2013

Por Ticiane Rossi

Uma palestra gratuita e aberta ao público ocorrerá na próxima quarta-feira (3) às 16 horas no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

A palestra, intitulada ‘Programa Biota/Fapesp e as políticas públicas de conservação e restauração da biodiversidade do Estado de São Paulo’, será ministrada pelo professor Carlos Alfredo Joly, que é biólogo, professor titular em Ecologia Vegetal pela Universidade de Campinas (Unicamp) e principal mentor do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Biota/Fapesp).

A biodiversidade do estado de São Paulo está entre as mais elevadas do Brasil. “São cerca de 7.500 espécies de plantas superiores, 5.500 de algas, 2.000 de vertebrados e mais 500.000 de invertebrados. Aproximadamente 30% destas espécies são endêmicas”, segundo o comunicado do evento.

Devido a vasta quantidade de estudos, os dados da biodiversidade acabam ficando dispersos e são subutilizados. Nisso reside o desafio de desenvolver um sistema de informação ambiental para aumentar o conhecimento acadêmico sobre a biodiversidade, além de aperfeiçoar o conjunto de políticas públicas de conservação e restauração da biodiversidade.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site. A palestra será realizada no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC, no Campus 1, na Av. Trabalhador São-carlense, 400.