Notícia

DCI online

USP promove Olimpíada de Inovação

Publicado em 10 setembro 2013

Por Agências

SÃO PAULO

A Agência USP de Inovação, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), promove este ano a terceira edição da Olimpíada USP de Inovação, que tem inscrições abertas até 18 de setembro, segundo a agência Fapesp.

A competição, dividida em três categorias, busca incentivar e reconhecer ideias criativas relacionadas ao empreendedorismo, às atividades de ciência, de tecnologia e de novas empresas com envolvimento social.

Na categoria Ideia podem participar alunos, professores e funcionários da USP que tenham projetos estruturados e executáveis. A categoria Prova de Conceito é destinada a projetos inovadores de pesquisas científicas estruturadas, executáveis e com potencial de aplicação econômica e/ou social. Para a inscrição dos projetos é necessário enviar um relatório técnico-científico e uma análise de mercado. Nessa categoria podem participar alunos, professores, funcionários de universidades em geral e institutos e centros de pesquisa do Estado.

Na terceira categoria, Empresa Nascente, o foco são os negócios ou projetos sociais baseados em pesquisas científicas fundamentadas, inovadoras e com forte apelo social ou ambiental. Empresas brasileiras com até três anos de fundação podem participar desta categoria e devem apresentar um relatório técnico-científico e um plano de negócio na inscrição.

Os três primeiros colocados de cada categoria poderão indicar uma pessoa para participar de um treinamento sobre projetos de inovação em empresas promovido pela Agência USP de Inovação e pelo Instituto de Física de São Carlos. A premiação ocorrerá em novembro, em Ribeirão Preto.