Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

USP promove 18ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica

Publicado em 18 novembro 2010

Nesta terça-feira (16/11), teve início nos campi da Universidade de São Paulo, a 18ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica (Siicusp). Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e contando com apoio do CNPq e do banco Santander, o Siicusp é considerado um dos principais eventos de produção científica universitária do Brasil.

Durante toda a semana, bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica dos Programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander irão apresentar os resultados obtidos de seus trabalhos de pesquisa no Simpósio. Serão apresentados mais de 6 mil trabalhos de alunos de cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Engenharia, Ciências Exatas e Agropecuárias.

O simpósio acontece simultaneamente em três campi da USP - Butantã, Ribeirão Preto e Piracicaba. "O SIICUSP é uma ótima oportunidade para alunos de graduação da USP e oriundos de diferentes Universidades expor os resultados obtidos de trabalhos de pesquisa dentro de um ambiente próprio", afirmou a Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP, Maria Inês Rocha.

As sessões de abertura da SIICUSP contou a presença da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, que participou das referidas sessões na Escola Politécnica e na Escola de Comunicações e Artes. Participam do evento alunos e professores de todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, além de estudantes de instituições públicas e privadas do Brasil e também do exterior, como as delegações vindas das universidades norte-americanas Rutgers e Ohio State e da Universidade do Porto.

O Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Marco Antonio Zago, diz que o papel do CNPq no apoio à Iniciação Cientifica é fundamental: "O CNPq foi pioneiro no estabelecimento de um programa de bolsas para apoiar a iniciação científica, um dos mais importantes instrumentos de educação universitária, que hoje tem dimensões consideráveis. Na USP cerca de 10% dos 58 mil estudantes participam do Programa, com bolsas do CNPq, FAPESP, Santander e da própria USP", afirmou.

O Simpósio se estende até sexta-feira (19) com todos os eventos gratuitos e abertos ao público. A programação completa do 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP está disponível no site www.usp.br/siicusp.