Notícia

Mix Vale

USP: Parque de Inovação em Ribeirão Preto lança edital para concessão de uso de lotes

Publicado em 01 julho 2020

Modalidade é destinada a empresas inovadoras por um período de até 40 anos; edital fica aberto até o dia 8 de outubro

Nesta segunda-feira (29), a Agência USP de Inovação (Auspin) lançou o edital para concessão de uso dos primeiros lotes do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto, no interior do estado. São seis lotes, com tamanhos que variam de 869 m2 a 4.085 m2, localizados na área da Avenida Virgílio Soeira, destinados para a instalação de empresas inovadoras.

Para a ocupação da área, as companhias devem, necessariamente, ser de base tecnológica e ter como características a inovação e o investimento em pesquisa. A concessão será por um período de 20 anos, podendo ser prorrogada por mais 20.

O edital completo está disponível na página da Auspin e ficará aberto até o dia 8 de outubro. “O Supera Parque mostra como as universidades estão conseguindo interagir melhor com a sociedade. Por meio da parceria com a iniciativa privada e com o apoio do governo local, estamos conseguimos traduzir o resultado das nossas pesquisas em produtos, dando respostas às necessidades da sociedade. Os frutos serão colhidos em um futuro próximo”, ressaltou o reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, em reportagem do Jornal da USP.

Planta dos lotes do Supera Parque

Interação

As empresas instaladas podem obter redução nas alíquotas de ISS, IPTU, ITBI, taxas municipais e utilização de crédito acumulado de ICMS. Além disso, a proximidade com a universidade contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresarial, unindo empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos de forma articulada e sistêmica.

“A pandemia está mudando o modo como vivemos e o mundo será diferente depois de 2020. A informação, a tecnologia, o conhecimento, o respeito à vida e o espírito colaborador serão os diferenciais da nossa sociedade daqui pra frente. Esse novo polo industrial é o resultado de uma causa compartilhada, da união dos esforços das autoridades públicas, os elementos estruturantes, o conhecimento produzido nas universidades e o empreendedorismo, a ferramenta fundamental da inovação”, lembrou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, ao Jornal da USP.

Também estavam presentes no evento de lançamento do edital o coordenador da Auspin, Marcos Nogueira Martins; a vice-coordenadora, Geciane Silveira Porto; o presidente do Supera Parque e da Fipase, Sandro Scarpelini; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago; entre outras autoridades.

Expansão

Essa primeira concessão de lotes integra a fase de expansão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, juntamente com a urbanização dos lotes e a implantação do Container Park. Ao todo, o complexo contará com 126 lotes com tamanhos que variam de 600 m2 a 4.000 m2, aproximadamente. O valor mínimo mensal por metro quadrado é de R$ 4.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), é resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Instalado no campus da USP, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológico e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.