Na comemoração do seu 90º aniversário de fundação, universidade oferece 600 vagas presenciais e 50 mil online
A Universidade de São Paulo (USP) abriu 600 vagas presenciais e 50 mil online, todas 100% gratuitas, para os interessados em conhecer os fundamentos das tecnologias de inteligência artificial. O curso, com seis horas de duração, será ministrado por professores especialistas no dia 5 de abril em duas sessões, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no âmbito do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
As aulas presenciais ocorrerão no Centro de Difusão Internacional, no campus do Butantã, na capital de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube e destaque para a abordagem das áreas de visão computacional e processamento de linguagem natural. As inscrições para o curso presencial estão abertas neste link , e a USP lembrou que só devem ser feitas pelas pessoas que realmente poderão comparecer. Para assistir às aulas online, basta se inscrever aqui
De acordo com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP , a IA ganha cada vez mais importância, com grandes implicações para a sociedade: “O objetivo é compartilhar um pouco do conhecimento de IA de grupos de pesquisa da USP com o público interessado. Esse curso é especialmente motivado pela comemoração dos 90 anos da USP, que se dá no momento em que a IA se encontra no centro das atenções e discussões em todo o mundo”.
As aulas serão ministradas pelos docentes Roberto Marcondes Cesar Junior, Roberto Hirata Junior e Nina Sumiko Tomita Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística da universidade, e Thiago Alexandre Salgueiro Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Além do curso no dia 5, entre 8 e 12 de abril, das 14 às 15 horas, haverá bate-papos virtuais diários com pesquisadores da USP em uma sala virtual no Google Meet , como atividade extra.
Assim que as aulas se encerrarem será aberta uma avaliação online com questões de múltipla escolha a respeito dos tópicos abordados. Todos os participantes que tirarem nota 7 ou superior na avaliação serão considerados aprovados e receberão um certificado. O curso é promovido por pesquisadores do projeto Synestech.AI e do Centro de Inteligência Artificial da USP.
A USP é uma universidade pública mantida pelo estado de São Paulo, avaliada atualmente como a melhor da América Latina e do Caribe e a 85ª melhor no mundo, responsável por mais de 20% da produção científica brasileira. Foi criada em 1934, quando o estado era governado por Armando de Salles Oliveira, e hoje é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.