Notícia

Ambiente Energia

USP oferece bolsa de pós-doutorado em eficiência energética

Publicado em 08 maio 2018

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, em São Paulo, está recrutando candidatos para uma bolsa de pós-doutorado da Fapesp para a área de Eficiência Energética. A vaga está vinculada ao projeto ‘Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática’.

O intuito da pesquisa é fazer uma análise da forma como a energia é utilizada e sobre o conceito de energias renováveis para combater a escassez, passando por questões como a governança socioambiental, serviços ecossistêmicos e a vulnerabilidade de São Paulo quando se trata de instabilidade climática.

As atividades desenvolvidas passam pelas etapas de balanço energético do sistema de recursos hídricos da macrometrópole paulista; diversificação da oferta energética, com a ampliação de fontes renováveis através da gestão descentralizada e geração distribuída, e medidas para o aumento da eficiência energética; levantamento das informações em cada uma das 173 prefeituras da macrometrópole paulista; papel dos governos locais como gestores do uso dos recursos energéticos e o desenvolvimento das energias renováveis; seminários acadêmicos; e elaboração de propostas de governança energética.

Para participar da bolsa interdisciplinar é necessário ter formação como doutor na área de engenharia, ciências humanas ou sociais, morar em São Paulo e disponibilidade para início imediato, além de alguns requerimentos desejáveis, como fluência em inglês e espanhol.

Os interessados devem enviar o currículo, juntamente com carta de apresentação, carta de motivação e duas cartas de referência para o professor Celio Berman, pelo e-mail cbermann@iee.usp.br, com cópia para prjacobi@gmail.com . Para mais informações sobre o calendário e o processo de seleção, acesse o site da Fapesp. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de maio.