Notícia

Planeta Universitário

USP Leste terá programa de divulgação científica para a comunidade

Publicado em 20 outubro 2011

O Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, anunciou a criação de um programa de divulgação científica na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste. O projeto visa promover a interação dos estudantes de escolas secundárias da região com a USP, desenvolvendo atividades e projetos científicos em conjunto.O novo programa terá como sede provisória uma construção que será chamada de Casa da Ciência. O local contará com salas de aula, anfiteatro, laboratórios para experimentos, salas para exposições temporárias e para trabalhos em conjunto.

De acordo com a USP, a escolha do local levou em conta a proximidade do campus com uma população que tem menos acesso ao ensino e à ascensão social.

Zago acredita que a Casa poderia ser instalada em outros locais, mas explica que o campus Leste foi escolhido como sede do novo projeto também porque existem cerca de 1400 escolas públicas de ensino secundário na região.

Os professores participantes da EACH irão elaborar o projeto e decidir a estratégia de comunicação com as escolas secundárias, além dos temas a serem desenvolvidos.

Segundo a universidade, um dos objetivos da criação do campus Leste foi promover a integração da população local com a universidade, servindo como instrumento para alavancar seu desenvolvimento.

A USP informa também que as obras do edifício definitivo para abrigar o projeto estão previstas para serem iniciadas ainda este ano.


Agência FAPESP