Notícia

RedeNotícia

USP lançará concurso de projetos de restauro do Museu Paulista

Publicado em 06 setembro 2017

Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, irá lançar no dia 7 de setembro de 2017, às 17 horas, o concurso do projeto de restauro e modernização de sua sede.

Para celebrar a comemoração dos 195 anos da Independência do Brasil, a instituição firmou uma parceria com o Sesc Ipiranga para promover uma programação especial, intitulada “Museu do Ipiranga em Festa”, no Parque da Independência (av. Nazaré, S/N, Ipiranga, São Paulo), local que abriga o museu.

A USP tornará público os detalhes sobre o concurso que premiará três estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do edifício-monumento do Museu, que está fechado ao público desde 2013. Desde então, o prédio vem passando por uma série de intervenções estruturais.

O primeiro colocado receberá o contrato para a elaboração dos projetos executivos completos. Durante o evento, serão apresentadas as regras e o site do concurso. A previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública.

No mesmo dia, o Parque da Independência e o Sesc Ipiranga receberão diversas atividades culturais, pelo evento “Museu do Ipiranga em Festa”. Entre as atividades, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP e do Coral da USP (CoralUSP), regência do maestro Roberto Tibiriçá, antes solenidade de lançamento do concurso.

Todas as atividades são gratuitas e não exigem inscrições prévias.