Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

USP lança Programa de Pré-Iniciação Científica

Publicado em 26 setembro 2008

Proposta é oferecer a alunos de escolas públicas o primeiro contato com a pesquisa científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade que conta com apoio da Secretaria Estadual de Educação, será lançado nesta sexta-feira (26/9), às 14 horas, em cerimônia no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da universidade.

A proposta do programa é oferecer a alunos de escolas públicas do primeiro e do segundo ano do ensino médio, com idade entre 15 e 18 anos, a oportunidade de entrar em contato, nos laboratórios e junto a grupos de pesquisa da USP, com procedimentos e metodologias adotadas em estudos científicos de diversas áreas do conhecimento.

O programa terá início no dia 6 de outubro, quando 380 alunos dedicarão oito horas semanais, durante o período letivo, para o desenvolvimento de atividades científicas. Nas férias e em períodos de recesso escolar os trabalhos terão continuidade com 16 horas por semana.

A seleção dos alunos foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação, que teve como critério o desempenho escolar dos estudantes. Eles receberão uma bolsa de estudo de R$ 150 mensais durante um ano e deverão atuar em 160 projetos de pesquisa de 35 unidades da USP, nas cidades de São Paulo, Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Os trabalhos serão supervisionados por mais de 260 pesquisadores da USP e mais de 60 professores de suas escolas de origem, sendo que estes últimos também receberão uma bolsa no valor de R$ 150 mensais.

Mais informações sobre o programa: bombonat@usp.br

Da Agência FAPESP.