Notícia

Agrosoft

USP lança Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade

Publicado em 19 junho 2012

A Universidade de São Paulo (USP) lançará durante a Rio+20, o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. É o primeiro programa stricto sensu do gênero no Brasil e o primeiro doutorado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), campus Leste da USP. O curso foi aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá processo seletivo no segundo semestre de 2012.

"O programa se propõe a formar profissionais capazes de inserir as ações necessárias à implementação de princípios e práticas de sustentabilidade nas atividades que se referem ao uso e à preservação de recursos naturais pelas sociedades atuais", disse o professor Marcelo Antunes Nolasco, coordenador do programa.

Segundo Nolasco, o programa terá duas abordagens. A abordagem conceitual e teórica tratará de uma nova forma de pensar a utilização de recursos a partir da qual todos os problemas devem buscar soluções que passem por ações e resultados sustentáveis.

"E a abordagem instrumental buscará formar o egresso nas áreas de conhecimento relacionadas às práticas baseadas em sustentabilidade e capacitá-lo a conhecer, desenvolver e aplicar políticas, instrumentos e técnicas consolidados ou novos", disse.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade é apoiada em duas linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia Ambiental e Gestão Ambiental.

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH prevê a formação de pesquisadores, mestres e doutores com perfil interdisciplinar e está voltado à construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos necessários para uma agenda da sustentabilidade no Brasil.

Entre os docentes do novo programa estão pesquisadores renomados como Adolpho José Melfi da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e reitor da USP de 2001 a 2005, Jean Paul Walter Metzger do Instituto de Biociências (IB) e Paulo Hilário Nascimento Saldiva da Faculdade de Medicina da USP.

Mais informações

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
Telefone: (11) 3091-8197
E-mail: sustentabilidade-each@usp.br
Site: each.uspnet.usp.br/sustentabilidade
O site será lançado até o final de junho de 2012.

FONTE: Agência Fapesp