Notícia

Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento

USP lança Centro Ibero-Americano

Publicado em 23 agosto 2011

Agência FAPESP – A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) lançou no dia 16 de agosto o Centro Ibero-Americano (Ciba), para estudo e análise dos mais diversos aspectos das relações entre os países da Ibero-América e que tem como eixos principais as áreas de ciência política, economia, relações internacionais e cooperação científica.

De acordo com o professor Pedro Bohomoletz Dallari, da Faculdade de Direito (FD) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e também coordenador pro-tempore do comitê científico responsável pela implantação e consolidação do Ciba, o objetivo do centro é se tornar um ponto focal das iniciativas ibero-americanas na universidade.

“A ideia é que ele não se constitua como uma unidade de pesquisa individual da USP, mas que sirva como um polo de apoio para as atividades nesse sentido da universidade”, disse.

Segundo a USP, o Ciba, que terá sede em uma sala do prédio da Administração Central, surgiu da necessidade de a universidade se inserir de forma mais contundente no processo cada vez maior de crescimento das relações entre os países ibero-americanos.

“Uma universidade moderna não vive à parte da sociedade que a integra. É, portanto, obrigação da USP assumir seu papel de analisar e repercutir academicamente essas crescentes relações ibero-americanas”, destacou Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa da USP.

O Ciba iniciará suas atividades no dia 24 de agosto, com o primeiro evento organizado pelo centro, a oficina Cidadania 2.0. O encontro será realizado em parceria com o IRI e com o apoio da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e do Instituto de Ibero-América da Universidade de Salamanca (Espanha).

O evento tem como objetivo apresentar as propostas da Segib para a Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado, com a finalidade de conhecer as opiniões dos alunos sobre o tema.

A oficina será realizada para os alunos de primeiro e segundo ano do bacharelado de Relações Internacionais da USP e ocorrerá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Centro Ibero-Americano: www.ciba.usp.br