O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo aprovou mudanças no vestibular. A principal delas será o início da implementação do Programa de Avaliação Seriada (PAS-USP) nas escolas da rede estadual de ensino médio regular de São Paulo, voltado aos estudantes que estejam cursando o último ano desse nível de ensino.
Com isso, além do bônus universal de 3%, os alunos das escolas públicas passam a contar com um bônus qualificado pelo desempenho no PAS-USP e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo a USP, o objetivo principal do programa é aproximar a universidade das escolas públicas da rede estadual de ensino e estimular a participação dos estudantes dessas escolas no vestibular da USP.
A avaliação seriada consiste de uma prova elaborada pela USP, a ser aplicada nas escolas da rede pública estadual de São Paulo que optarem por participar do programa. O desempenho dos estudantes se traduzirá em bônus adicional de até 3%, proporcional ao resultado obtido na prova.
Essa ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Neste primeiro ano, a prova será aplicada aos estudantes do 3º ano do ensino médio regular e implementada progressivamente para as demais séries em 2010 e 2011.
O desempenho do estudante no Enem também se traduzirá em bônus adicional de até 6%, proporcional ao resultado obtido nessa prova. Essas proporções serão aplicadas ao Vestibular 2009, podendo sofrer modificações após a plena implementação do PAS-USP.
A aplicação do bônus universal de 3% e do bônus qualificado pelo desempenho do estudante no PAS-USP e no Enem resultará em um bônus de até 12% para candidatos ao vestibular da USP provenientes de escolas públicas que demonstrem seu mérito acadêmico por meio da pontuação nessas provas.
Com a adoção do PAS-USP, a Pró-Reitoria de Graduação da universidade aprimora o Programa de Inclusão Social (Inclusp). De acordo com a universidade, o impacto da adoção de uma das medidas anteriores, a concessão do bônus universal, foi determinante para inverter a tendência de queda no número, iniciada em 2005, de ingressantes oriundos da escola pública.
No ano seguinte, foram aprovados 2.448 (24,7%) alunos provenientes do ensino médio público. Em 2007, foram 2.716 (26,7%). Pela simulação realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, sem a aplicação do bônus, o número cairia para 2.386, sendo que, em 2008, atingiria o patamar de 2.338.
No que se refere ao mérito acadêmico, os dados sobre o desempenho dos ingressantes, em 2007, demonstram que as médias dos alunos Inclusp (6,3) ficaram ligeiramente acima da média da universidade (6,2).
Dos 118 cursos oferecidos na USP, a média dos ingressantes Inclusp foi igual (em oito cursos) ou superior (em 54 cursos). Ou seja, em 64 (54,2%) cursos, os ingressantes Inclusp tiveram média superior ou igual à média USP.
"Esses indicadores nos mostram que a USP está seguindo no caminho correto quanto à adoção de ações afirmativas que contemplam o mérito acadêmico e a inclusão social e nos estimula a prosseguir no aperfeiçoamento do programa e na implantação de suas diferentes fases", disse Suely Vilela, reitora da USP.
(Agência Fapesp)