Universia Brasil

USP: Esalq ganha laboratório para análise de insetos

Publicado em 07 fevereiro 2007

O Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Animal (LEF), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP inaugurou, no final de 2006, o Laboratório de Comportamento de Insetos para suprir a necessidade de expansão dessa área. O novo local, destinado a realização de experiências científicas, seguirá duas linhas importantes de pesquisa: o estudo dos feromônios (substâncias químicas utilizadas na comunicação de indivíduos da mesma espécie) e dos aleloquímicos (substâncias voláteis de plantas) visando, principalmente, ao manejo de pragas na agricultura.
O laboratório, orçado em R$ 250 mil, tem 180 metros quadrados de construção e abriga uma sala de professor, duas salas para pós-doutorandos e pós-graduandos e dois amplos laboratórios estruturados com equipamentos de última geração.
José Maurício Simões Bento, docente responsável pelo espaço, conta com uma equipe de dois pós-doc, seis estudantes de pós-graduação, três bolsistas de iniciação científica e uma técnica de nível superior.
Para a Esalq, trata-se de uma área nova criada no LEF, pois as pesquisas dependiam de análises feitas fora do país. Com a inauguração desse laboratório, a instituição terá toda prática da pesquisa gerada no Brasil.
Os recursos vieram do Japão (Fuji Flavor Co.), Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus), Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitus), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do próprio departamento.

Fonte: USP