Pela primeira vez, a USP entrou para o Livro dos Recordes após descoberta das dimensões do maior lago do mundo; conhecido como Paratethys, o megalago existiu há 11 milhões de anos no continente Europeu
Da Redação
A Universidade de São Paulo (USP) entrou para o Livro dos Recordes pela primeira vez após descobrir as dimensões do Paratethys, o maior lago do mundo. Trata-se de um corpo d'água que existiu há 11 milhões de anos no continente Europeu, do leste das montanhas dos Alpes até a região do Cazaquistão.
“Durante muito tempo acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que durante cerca de 5 milhões de anos este mar tornou-se um lago – isolado do oceano e cheio de animais nunca vistos em outros lugares ao redor do globo”, explica o cientista que liderou as pesquisas, Dan Palcu.
O estudo mostra que o Paratethys possuía cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados e volume dez vezes superior à junção de todos os atuais lagos de água doce e salgada do mundo. O megalago contava com uma fauna única, porém, após diversos períodos de seca, perdeu mais da metade de sua superfície e volume, o que provocou a extinção de muitas espécies.
“Nossas investigações vão além da simples curiosidade. Elas revelam um ecossistema que responde de forma extremamente aguda às flutuações climáticas. Ao explorar os cataclismos que este antigo megalago sofreu como resultado das alterações climáticas, obtemos informações valiosas que podem elucidar potenciais crises ecológicas desencadeadas pelas alterações climáticas que o nosso planeta atravessa atualmente”
O reconhecimento no Guinness World Records 2024 é resultado do trabalho de pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP com o apoio financeiro da FAPESP . A equipe também contou com a colaboração de universidades e centros científicos da Holanda, Rússia, Alemanha e Romênia.
A pesquisa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 e 15 , metas da Agenda 2030 da ONU que, respectivamente, promovem vida na água e vida terrestre.