Anunciado como novo secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, atual presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi visto com bons olhos pelos reitores das universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).
Por nota, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que o novo secretário está "plenamente gabaritado" para assumir o posto e que "sua trajetória acadêmica demonstra uma inquietação constante pela busca da excelência na universidade".
Já o reitor da Unicamp e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), José Tadeu Jorge, enfatizou a participação de Vogt na "implantação do projeto de autonomia das universidades estaduais paulistas, em 1989". Também por nota, Jorge afirmou que sua presença é "um importante fator de tranqüilidade para a comunidade universitária e para a sociedade".
Vogt, como José Aristodemo Pinotti (DEM), o secretário anterior, foi reitor da Unicamp -ele dirigiu a universidade de 1990 a 1994. Natural de Sales Oliveira (SP), Vogt é graduado em letras pela USP, cursou o mestrado e parte do doutorado na França e defendeu sua tese do doutoramento na Unicamp. Como professor da instituição, ingressou em 1969.
Após o término do seu mandato na reitoria da Unicamp, criou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Instituto Uniemp — Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) disse que o reitor da instituição não se manifestaria.