Notícia

Quimiweb

USP e UFSCar selecionam estudantes de doutorado e doutorado direto em estatística

Publicado em 10 maio 2021

Agência FAPESP – Estão abertas até 19 de maio de 2021 as inscrições para o processo seletivo que seleciona estudantes de doutorado e doutorado direto para o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida por meio de parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, e o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas 20 vagas para doutorado, destinadas a candidatos que já possuem o título de mestre. Quanto ao doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Os interessados devem preencher formulário on-line disponível no site do ICMC-USP. Ao se inscrever, serão solicitados os seguintes documentos: foto 3x4, histórico escolar da graduação, histórico escolar da pós-graduação para os candidatos ao doutorado, currículo Lattes e documentação comprobatória do currículo.

Os candidatos serão avaliados por análise da formação acadêmica e do currículo Lattes. O processo seletivo de doutorado também levará em consideração o tempo de titulação do mestrado.

O resultado final será divulgado em 17 de junho, na página do PIPGEs. O candidato aprovado deverá manifestar interesse na vaga até 22 de junho.

Mais informações em: https://icmc.usp.br/noticias/5305-50303-2.

Fonte: Agência FAPESP