Notícia

Vooz

USP é campeã na formação de doutores, aponta ranking

Publicado em 26 fevereiro 2012

Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de nível superior que mais forma doutores em todo o mundo. A informação consta do Academic Ranking of World Universities (ARWU), lista elaborada pela Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China, que analisou dados de 682 instituições. Em seguida, aparecem a Universidade da Jordânia e a Universidade de Tóquio, no Japão. As informações são da Agência Fapesp.

O ranking também aponta a USP como terceira colocada em verba dedicada à pesquisa (entre 637 universidades), além de quinta colocada em número de artigos científicos publicados (entre 1.181 instituições) e 21ª em percentagem de professores com doutorado (entre 286).

Na avaliação de Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação da USP e membro do Conselho Superior da Fapesp, a liderança da USP na formação de doutores se deve à "tradição da pós-graduação". "Nas décadas de 1970 e 1980, praticamente metade dos doutoramentos do Brasil era realizado na USP, e hoje mais de 20% dos pós-graduandos do país obtêm o título aqui", disse Agopyan.

Ranking - Em outros rankings internacionais, a USP também tem ganhado espaço. No mais tradicional levantamento da área, realizado pela publicação Times Higher Education (THE) em outubro de 2011, a universidade brasileira figurou pela primeira vez entre as 200 melhores do mundo. A relação anual da THE, que utilizada dados da Thomson Reuters, é baseada em 13 indicadores, que vão do investimento em pesquisa ao número de publicações científicas e de doutorados e estudantes estrangeiros.

Recentemente, a USP figurou entre as 20 melhores instituições do mundo de acordo com Webometrics Ranking Web of World Universities, que classifica as instituições de ensino superior de acordo com a relevância de suas pesquisas disponíveis on-line. De acordo com o levantamento, a USP aparece à frente da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, 24ª colocada.

Já o QS Quacquarelli Symonds, consultoria especializada em educação e responsável por um dos rankings de universidades mais conceituados do mundo, apontou São Paulo como uma das 50 melhores cidades para cursar o ensino superior. Para a elaboração do ranking, a QS considera o número e a qualidade das universidades oferecidas pela cidade, a reputação das instituições junto aos empregadores e o custo da educação, além do número de habitantes da região e a qualidade de vida.