Notícia

Universia Brasil

USP define lista tríplice para reitoria

Publicado em 12 novembro 2009

Os nomes dos candidatos que concorrerão ao posto de reitor da USP (Universidade de São Paulo) já foram definidos. A lista tríplice composta por Glaucius Oliva, João Grandino Rodas e Armando Corbani Ferraz será encaminhada ao governador José Serra. O segundo turno da eleição foi realizado na última quarta-feira, 11 de novembro, na Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Nesta última etapa, o Colégio Eleitoral contou com a participação de 274 eleitores, representantes do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais da Universidade. Cada integrante poderia votar em até três nomes, totalizando 822 votos. A votação teve início às 13h30.

Nos dois primeiros turnos, nenhum dos oito candidatos definidos no primeiro turno obtiveram a maioria absoluta para compor a lista tríplice. Na terceira fase, Glaucius Oliva foi o candidato mais votado, com 161 votos. Enquanto João Grandino Rodas obteve 104 votos, Armando Corbani Ferraz contou com 101 indicações.

Os outros candidatos receberam a seguinte votação: Ruy Alberto Corrêa Altafim, 78 votos; Sonia Penin, 61 votos; Francisco Miraglia, 20 votos; Wanderley Messias da Costa, 13 votos; e Sylvio Sawaya, 6 votos. O número de votos brancos foi de 275 e de nulos, 3.

Confira, abaixo, o currículo dos professores que ainda continuam na disputa pela vaga da reitoria da Universidade de São Paulo.

Glaucius Oliva é engenheiro eletrônico, mestre em física pela USP e doutor em ciências pela Universidade de Londres. É professor titular e diretor do Instituto de Física de São Carlos da USP, pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e coordenador do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).

João Grandino Rodas possui graduação em Pedagogia e Direito pela USP, em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas, mestrado em Diplomacia (Fletcher School Of Law And Diplomacy), Ciências Político Econômicas (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e Direto (Harvard University), além de doutorado em Direito pela USP. Atualmente é diretor e professor titular da Universidade de São Paulo.

Armando Corbani Ferrazé doutor em Física pela USP. Atualmente, é professor titular do Instituto de Física e pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.