Notícia

TM - Tecnologia de Materiais

USP debate Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial em mesa redonda online

Publicado em 06 maio 2021

Promovido pelo Centro de Inteligência Artificial (C4AI), evento acontecerá na próxima sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas

Você conhece a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA)? Recém-publicada por meio da portaria 4.617 do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Estratégia tem o papel de nortear o desenvolvimento de ações, em suas várias vertentes, para estimular a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial, com foco no seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor.

Para discutir os principais tópicos presentes nessa Estratégia, o Centro de Inteligência Artificial (C4AI) promoverá uma mesa redonda na próxima sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento online será transmitido pelo canal do Centro no Youtube.

O debate contará com a participação de quatro convidados: Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI; Fabio Rua, diretor de Relações Governamentais da IBM América Latina; Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador de Impacto e de Humanidades do C4AI; e André Carvalho, vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A moderação da mesa redonda será realizada pelo professor Fabio Cozman, da Escola Politécnica da USP, que é diretor do C4AI, um Centro de Pesquisa em Engenharia constituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela IBM, com sede no Centro de Inovação da USP (Inova USP).

Segundo um dos organizadores do evento, Fernando Osório, professor do ICMC e coordenador de Difusão do C4AI, a mesa redonda é uma oportunidade para debater um tema bastante polêmico e atual, já que muitos especialistas da área receberam com certa preocupação e insatisfação a publicação da estratégia brasileira de inteligência artificial.

Em um episódio de seu podcast na rádio CBN São Carlos, Osório explica em detalhes em que consiste o documento e quais suas principais limitações (clique e ouça). “O documento, com cerca de 30 páginas, apresenta um levantamento do panorama geral da inteligência artificial, com diagnóstico sobre seus impactos no mundo e no Brasil, apontando seus problemas e desafios. É mais uma síntese de questões em aberto, encaminhadas em consulta pública para a produção do próprio documento, do que um material que traz estratégias concretas de ação”, pondera Osório.

Segundo o professor, apesar do documento afirmar que a área de inteligência artificial é prioritária para nosso país, faltam respostas para perguntas como: que políticas de governo são necessárias para que sejam dados incentivos e criados mecanismos em prol do fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento de inovações? Quais investimentos devem ser priorizados para alcançarmos esses objetos? As respostas para essas e outras questões prometem surgir durante a mesa redonda.

 Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mesa redonda do C4AI: Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
Quando: sexta-feira, 7 de maio, a partir das 11 horas
Onde: canal do C4AI no Youtube
Site do Centro: https://c4ai.inova.usp.br
Saiba mais sobre a portaria que criou a EBIA: www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/inteligencia-artificial
Ouça o podcast da Rádio CBN São Carlos: Saiba o que é a política de “Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial”

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
USP São Carlos Blog Patricia Finotti São Carlos Agora Law Innovation