Notícia

123achei

USP de São Carlos ganha máquina equivalente a 4,7 mil computadores

Publicado em 22 junho 2015

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos contam agora com uma super máquina para seus estudos. Custeado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o mega computador de R$  4 milhões equivale a milhares de equipamentos.

“A grosso modo, a gente pode dizer que ele tem a capacidade de 4.700 computadores comuns, esses que a gente encontra em escritórios ou em casa”, afirmou o analista de sistemas Leonardo Martinussi.

Com a máquina com tecnologia norte-americana, cálculos que demorariam dias podem ser finalizados em questão de minutos. “A gente utiliza uma medição em flops, que é a quantidade de operação matemática por segundo que o computador consegue realizar.

Um computador comum, moderno, hoje em dia trabalha na faixa de 10 gigaflops, enquanto o cluster faz 47 mil gigaflops”, disse.

Entre as aplicações para toda essa capacidade está a meteorologia. “A previsão do tempo é um tipo de problema que envolve muita computação porque você tem que prever em uma área muito grande e você tem muitas variáveis”, exemplificou José Alberto Cuminato, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Outras aplicações, segundo o pesquisador, são simulações de objetos em voo, como foguetes, que não podem ser construídos sem terem sido simulados.

Mas outras áreas também devem ser beneficiadas por conta do estímulo proveniente da novidade. “Trabalhar com uma máquina dessas é bastante desafiador, mas ao mesmo tempo a gente se sente bastante motivado por ter um equipamento desses na nossa mão”, contou Martinussi.

Via G1